Jasmim-Verdadeiro ou Jasmim-dos-Poetas (Jasminum officinale)

Jasmim-Verdadeiro ou Jasmim-dos-Poetas (Jasminum officinale)

Jasmim-Verdadeiro ou Jasmim-dos-Poetas (Jasminum officinale)

Planta ornamental famosa pelo perfume, o jasmim tornou-se, na tradição popular, tanto símbolo de paz e ternura como indicativo de paixão.

O jasmim-verdadeiro ou jasmim-dos-poetas (Jasminum officinale), que dá em cachos terminais as pequenas flores brancas de que se extrai a essência usada em perfumaria, é uma trepadeira delicada, nativa do Irã, mas há muito aclimatada ao Brasil. Pertence à família das oleáceas, a mesma da oliveira e do lilás.

O gênero Jasminum inclui cerca de 300 espécies de arbustos ou trepadeiras que produzem flores de suave fragrância e são nativas de todos os continentes, exceto a América do Norte. Muitas dessas outras espécies também estão presentes no Brasil, como o jasmim-da-itália (J. floribundum) e o jasmim-da-espanha (J. simplicifolium), ambos de flores brancas; o jasmim-junquilho (J. odoratissimum) e o jasmim-amarelo (J. humile), ambos de flores amarelas; e o jasmim-da-bahia ou jasmim-do-rio (J. azoricum), de flores branco-rosadas.

Comumente o nome jasmim é aplicado a plantas de outras famílias, que só têm em comum com o jasmim-verdadeiro o perfume intenso. É o caso da gardênia (Gardenia jasminoides), rubiácea chamada de jasmim-do-cabo; e do jasmim-manga, como se tornou mais conhecida a pluméria, arbusto da família das apocináceas de que há três espécies muito empregadas em jardinagem (Plumeria alba, de flores brancas; P. lutea, de flores cor-de-pêssego; e P. rubra, de flores vermelhas).

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem