Linho (Linum usitatissimum)

Linho (Linum usitatissimum)

Linho (Linum usitatissimum)
O linho (Linum usitatissimum) é uma planta herbácea da família das lináceas cuja altura pode passar de um metro. As folhas, dispostas de forma alternada, são pequenas e lanceoladas; as flores têm cor azul-celeste e os frutos, capsulados, contêm de cinco a sete sementes ovaladas, ricas em substâncias oleaginosas das quais se extrai o óleo de linhaça, empregado na fabricação de tintas e vernizes e como sedativo.

Fibra têxtil das mais antigas que se conhecem, o linho já era utilizado por povos pré-históricos de algumas regiões da Europa central e pelos egípcios, para envolver as múmias, como vestimenta dos sacerdotes e para cobrir objetos sagrados. Difundido pelos romanos, propagou-se por toda a Europa e passou a ser cultivado em muitas partes do mundo.

Das hastes do linho se obtém a fibra, apreciada por sua resistência, flexibilidade e durabilidade, e por ser mais forte e secar mais rapidamente do que o algodão. A luz solar pouco afeta essa fibra, que pode ser descolorida por processos químicos até o branqueamento.

Originário da Ásia, o linho foi levado para a África, mais tarde para a Europa e a América. Para seu cultivo se requer solo fértil e profundo, com irrigação abundante e clima temperado. O processo de transformação do linho compreende várias etapas, a começar pela decomposição do caule, que é posto de molho em água por alguns dias para separação das fibras; em seguida vem a maceração, para retirar a fibra das hastes; a fiação e por fim a tecelagem.

www.klimanaturali.org
www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem