PROGRAMA BANDEIRA AZUL NAS PRAIAS

 A bandeira azul foi desenvolvida na Europa, em  1987, foi iniciado o Programa da Bandeira Azul europeu. A implementação desse programa na Europa foi feito em parceria com a FEE e a Comissão Europeia.

Em considerações ambientais, quando uma praia ou marina recebe uma Bandeira Azul, isso indica que o local cumpre requisitos de respeito e qualidade ambiental, mantém um conjunto de infraestrutura, segurança e bem-estar para os seus frequentadores. Em nível ecológico, a bandeira azul é uma classificação atribuída pela FEE – Fundação para a Educação Ambiental (um órgão português).

O programa, desde o seu início, buscou aprofundar a conscientização entre os cidadãos europeus e dos governos a respeito da qualidade ambiental de praias e marinas. Ampliou a noção da necessidade de proteção ao ambiente marinho e costeiro. Também ampliou o caminho para a tomada de soluções de problemas pertinentes nessas áreas ambientais.  O ano de 1987 foi o Ano Europeu do Ambiente, data apoiada pela União Europeia. No primeiro ano do programa, a bandeira azul distinguiu em dez países, 244 praias e 208 marinas.


A cada ano, a distinção ampliou para outros países e, em 2001, a bandeira azul passou a ser implementada em países não-europeus, passando a ser um programa global presente, inicialmente na África do Sul, Canadá e Nova Zelândia.

Para uma região ser classificada pela bandeira azul deve apresentar ótima qualidade da água, oferecer informações sobre os recursos naturais presentes, educação ambiental, segurança, conservação do meio ambiente e infraestrutura de apoio.

Na mesma medida que o número de praias selecionadas aumenta, as exigências também aumentam. O processo de seleção ocorre da seguinte maneira:

    Um júri nacional aprova a lista de praias e áreas costeiras aptas a se candidatarem;
    As candidaturas são encaminhadas;
    A candidatura é analisada por um júri internacional (FEE e Comissão Europeia)

Há três categorias de seleção: praias, portos de recreiro, e embarcações de recreio. Atualmente, a bandeira azul possui o status de “eco-label” um prêmio que possui apoio também do Programa das Nações Unidas para o Ambiente.
Bandeira azul no Brasil

Entre as praias brasileiras, a primeira a ser classificada pela “Bandeira Azul” do país e da América do Sul foi a de Jurerê Internacional, situada na cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina. Segundo o site oficial da instituição, a praia ainda é a única selecionada. No Brasil, ainda há fortes candidatas como a praia de Itacoatiara, da cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro; e a praia de Boa Viagem, do Recife.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem