Olmo (Ulmus americana)

Olmo (Ulmus americana)

Olmo (Ulmus americana)

Olmo (Ulmus americanaé alto, copado e de folhagem vistosa, o olmo tornou-se uma das árvores ornamentais mais comuns na Europa e nos Estados Unidos, onde é plantado em jardins e parques. Sua madeira, durável sob a água, é excelente para a construção de barcos e também de móveis.

Árvore da família das ulmáceas, que reúne plantas das regiões temperadas do hemisfério norte, o olmo ou olmeiro pertence ao gênero Ulmus, com cerca de 45 espécies. As folhas, quase sempre ovais e de bordas serrilhadas, caem durante o inverno. As flores, pequenas e sem pétalas, agrupam-se em cachos na ponta dos galhos mais delgados e nascem antes da nova folhagem. Os frutos secos, chamados sâmaras, como os do bordo e do freixo, têm ao redor, como uma asa, um prolongamento em película, que lhe facilita a dispersão pelo vento.

O olmo-americano (Ulmus americana), do leste da América do Norte, atinge entre 24 e 30m e tem a casca cinza-escura bem marcada por sulcos. De porte análogo são as demais espécies usadas com intenção paisagística, como o olmo-comum (Ulmus minor), o olmo-chinês (Ulmus parvifolia), o olmo-siberiano (Ulmus pumila) e o olmo-inglês (Ulmus procera ou Ulmus campestris).

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem