CÉLULAS-TRONCO, SAIBA COMO COMO FUNCIONA AS CÉLULAS-TRONCO

Células-Tronco
Células-tronco, células-mães ou células estaminais

Células-Tronco

Células-tronco, células-mães ou células estaminais são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a duas células semelhantes às progenitoras. Desde sua descoberta, as células tronco  tem sido a busca incessante de cientistas e médicos pela cura de várias doenças como câncer e mal de Alzheimer e Parkinson. Células tronco são células saudáveis que tem a capacidade de se dividir e gerar mais duas células que são chamadas de progenitoras.

Células-Tronco
Células-tronco, células-mães ou células estaminais
Essas células são semelhantes e dependendo de que local elas foram retiradas, como no caso das células tronco embrionárias, elas podem se tornar novos tecidos como ossos, nervos, sangue e músculos. Saiba mais sobre as células tronco, o futuro da medicina no combate as doenças.
 Células embrionárias
Células embrionárias

 Células embrionárias

As células tronco embrionárias não estão presente somente em embriões mas também no cordão umbilical, na medula óssea, fígado, placenta, sangue e no líquido amniótico. Essas células são importantes no combate a doenças como doenças do coração, da medula, dos rins, doenças degenerativas, derrames e diabetes.

Células tronco adultas

Também presentes na medula óssea, fígado, placenta e sangue, as células tronco adultas tem de diferente da embrionária, o fato de ser mais limitada, ou seja, nem sempre um tratamento com células tronco adultas atingem o mesmo nível de eficiência que as células tronco embrionárias.

Um caso brasileiro recente de uso de células tronco adultas, foi um câncer que o ator Reinaldo Gianechini acabou desenvolvendo. Depois de passar por algumas sessões de quimioterapia, Reinaldo fez uso do tratamento com células tronco adultas e conseguiu se curar. Se tivesse tido o mesmo problema, podendo usas células tronco embrionárias, poderia ter se curado por completo, sem precisar ter que fazer quimioterapia.

Banco de cordão umbilical

Uma novidade que só vem crescendo no Brasil e em outras partes do mundo, é o banco de cordão umbilical. Esse banco assim como os de esperma ou de sangue por exemplo, guardam o cordão umbilical de inúmeros bebês para que no futuro, caso ele venha ficar doente com alguma doença grave e que seja possível ser solucionada com células tronco embrionárias, possa usar o cordão umbilical de seu nascimento para a retirada das células e se curar. Ainda é uma novidade cara, mas com os avanços das tecnologias médicas, pode se tornar algo barato daqui alguns anos.

Religiões contra atacam

Algumas religiões como católicos e alguns grupos religiosos protestantes, se opõem ao uso de pesquisas de células tronco embrionárias, já que nessas pesquisas os cientistas fazem uso de embriões vivos. O que esses pesquisadores dizem, é que os embriões usados são bebês que nunca terão uma vida normal por possuírem alguma deficiência e também fazem uso de embriões doados por voluntárias, oque a igreja condena como um incentivo ao aborto ou promiscuidade.

Este assunto ainda é muito polêmico, tanto que nem todos os países aceitam as pesquisas e tratamentos com células tronco, e os que aceitam como nosso país, possuem várias regras para tal. Mas o importante é que medidas estão sendo tomadas e feitas para a cura de todas as doenças, e com certeza as células tronco terão um papel muito importante nesse processo.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem