RIO AZUIS, O MENOR RIO DO BRASIL

O Rio Azuis é considerado o menor rio do Brasil, com uma extensão de 147 metros e águas cristalinas, localizado a 26 quilômetros de Taguatinga, mas legalmente situado no município de Aurora do Tocantins, concilia preservação ambiental com atividade comercial.

O rio deslumbra cada visitante com seu valor ambiental e turístico, oferecendo aos turistas a possibilidade de conviver com os encantos da natureza, onde os clientes também podem saborear uma excelente comida caseira, bem temperada e saborosa. 

O Rio Azuis, entre os municípios tocantinenses de Aurora do Tocantins e Taguatinga, na região sudeste do Tocantins, está às margens da rodovia TO-110 (trecho que interliga as cidades de Taguatinga e Arraias), que se constitui na sua principal via de acesso. 


O Azul, que deságua no Rio Sobrado, é uma fonte de águas cristalinas que nasce no pé-da-serra, formando uma piscina próxima à nascente. De um azul encantador, enchem os olhos dos visitantes. São dois olhos d´água que brotam num barranco e formam um lago com águas azuis-esverdeadas e que se transforma no terceiro menor rio do Mundo.

Mesmo localizado no Distrito de Azuis, terras do município de Aurora do Tocantins, são os moradores da cidade de Taguatinga que mais usufruem desse atraente ponto turístico.

Segundo o Guinness Book (Livro de Recordes), tanto os rios "D" quanto o "Moe", no Montana (EUA), possuem 61 metros de comprimento e, portanto, dividem a honra de abrigarem os menores rios do mundo. Até pouco tempo o Rio Azuis era considerado o menor rio do Mundo, com um volume de água constante e cristalina.

A água é um pouco salobra (salgada), devido a presença de muito calcário naquela região.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem