PEIXE VOADOR OU FLYING FISH (Exocoetidae)

O Exocoetidae, comumente chamado Peixe voador (Flying Fish), é uma família de peixes apropriadamente chamado por sua capacidade de sair para fora da água e deslizar para longas distâncias com suas nadadeiras peitorais estendidas. Sua forma corporal aerodinâmica, que parece mais um torpedo,  ajuda no impulso até ganhar velocidade debaixo d'água para a superfície, e suas grandes barbatanas com forma de asas dá a impressão que voam e tem o alcance de cerca de 50 metros, mas foram registrados o flagrante  de alguns peixes que voaram (impulso) até 200 metros de distância ou mais. Algumas espécies de peixes voadores ampliaram barbatanas pélvicas, bem como nadadeiras peitorais, o que lhes permite voar mais longe do que dois planadores alados (até 400 metros), e têm muito maior capacidade de manobra. Estes peixes são conhecidos como quatro asas ou peixe voador.

Para deslizar para fora da água, um peixe voador move sua cauda até 70 vezes por segundo. Em seguida, abre suas nadadeiras peitorais e inclinando-as ligeiramente para cima, favorecendo, assim o impulso para fora da água. Ao final do impulso, as nadadeiras se dobram, assim como as nadadeiras peitorais, para voltar ao mar, ou toca a cauda na água para empurrar a água para dar outro salto para fora das águas do mar, ou possivelmente, mudar de direção. O perfil curvo da "asa" é comparável com a forma aerodinâmica de uma asa de ave. O peixe voador se aproveita  das correntes ascendentes, que criadas por correntes de ar, para aumentar o seu tempo de voo.

Os peixes voadores evoluíram essa capacidade de deslizamento notável para escapar de predadores. Seus principais predadores são acavala, atum, espadarte, marlim e outros peixes maiores. Infelizmente, esta manobra evasiva, não é suficiente para escapar do maior predador na Terra que são os seres humanos.

O peixe voador é pescado comercialmente em países asiáticos como o Japão, Vietnã e China, incluindo o Caribe, onde é uma iguaria muito apreciada em restaurantes e pela população em geral. Na culinária japonesa, essa espécie de peixe é usado para fazer alguns tipos de sushi. O Exocoetidae é também muito utilizado na dieta do povo Tao de Taiwan. Na ilha de  Barbados, os peixes voadores foram ameaçados pela poluição e sobrepesca, mudando as ocorrências de peixes voadores nas águas ao largo de Barbados. Isso provocou uma controvérsia pesca entre Barbados e Trinidad e Tobago.

Postagem Anterior Próxima Postagem