CIRURGIÃO-PATELA (Paracanthurus hepatus)


Cirurgião-patela (Paracanthurus hepatus) é um peixe de tamanho médio, colorido e que vive em recifes. Pertence à família Acanthuridae, sendo o único membro do gênero Paracanthurus.

Anatomia e Morfologia

Tem a pele dura, composta por pequenas escamas de cor azul "royal" no dorso, amarelas na cauda, e um símbolo semelhante ao osso do joelho humano, a paleta (de onde vem o nome do peixe). Possui um ou mais pares de afiadas lâminas na base da barbatana caudal, que são utilizadas em situações de defesa e ataque. Crescem até aos 31 centímetros.

Hábitats

Vive em águas transparentes, em zonas de corrente, adjacentes ao recife de coral. São encontrados ao longo do Indo-Pacífico. Pode ser visto nos recifes do Leste da África, Havaí, Japão, Samoa, Nova Caledônia, e na Grande Barreira de Coral.
 
Cirurgião-patela (Paracanthurus hepatus)
Forma pequenos agregados, 1 a 2 metros acima do fundo. Os juvenis e sub-adultos vivem em grupos junto ao coral arborescente Pocillopora eydouxi e quando necessário escondem-se, apertando-se entre os ramos do coral.

Alimentação

São omnívoros, alimentando-se principalmente de plâncton enquanto juvenis. Em adultos complementam essa dieta com algas. No aquário a sua alimentação pode incluir artémias, pequenas fatias de lulas, brócolis e ervilhas.

Reprodução

A reprodução ocorre entre o fim da tarde e a noite. Nesse momento, as cores do cirurgião-paleta mudam, passando de um azul uniforme para um azul claro a parte anterior e azul escuro na parte posteior. Os machos tratam as fêmeas do cardumes com agressividade; a fecundação é externa e feita rapidamente.
Postagem Anterior Próxima Postagem