DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – 5 DE JUNHO

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho. Neste dia é um momento para lembrar que a natureza deve ser conservada todos os dias do ano e que cuidar do meio ambiente é dever de todos: poder público, cidadãos e empresas. Atualmente, cerca de 20% de todo o território nacional está protegido por Unidades de Conservação (UC) federais, estaduais e municipais. Unidades de conservação ambiental ocupam 20% do Brasil  64% dos animais classificados em alguma categoria de risco vivem nessas unidade
“Se somarmos esse quantitativo às terras indígenas e outras formas de uso coletivo do território, como os quilombolas e assentamentos sustentáveis na Amazônia, lugares onde não é permitido desmatar, teremos uma área ainda maior de proteção ambiental”, disse o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin.
As Unidades de Conservação Federais geridas pelo ICMBio, espalhadas em todos os biomas brasileiros – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal e Marinho –, exercem papel fundamental na preservação de áreas que abrigam nascentes, rios importantes e espécies ameaçadas de extinção. Ao todo, 64% dos animais classificados em alguma categoria de risco vivem em uma dessas UC e são preservados em seus habitats.
Criadas para proteger a natureza, essas áreas também garantem às populações tradicionais o uso sustentável dos recursos naturais, desenvolvendo atividades econômicas dentro e no entorno delas. “O apoio da opinião pública e da sociedade também são fundamentais para que o Estado continue investindo recursos para esta finalidade. Sem um envolvimento correto com a natureza, não há futuro nem para a economia nem para a espécie humana. Precisamos restabelecer essa relação com o meio ambiente”, apontou Vizentin.

Gestão da vida

O Brasil é responsável pela gestão da maior biodiversidade do mundo. São mais de 100 mil espécies de invertebrados e aproximadamente 8,2 mil espécies de vertebrados. Deste total, 627 estão listadas como ameaçadas de extinção.
Para proteger a fauna brasileira, o ICMBio trabalha em três linhas: avaliação do risco de extinção das espécies; identificação de cenários de perda da biodiversidade e definição e implementação de Planos de Ações Nacionais, que mostram o que deve ser feito para conservar as espécies ameaçadas.
De acordo com o presidente do ICMBio, Roberto Vizentin, os próximos passos do ICMBio para ampliar a conservação da biodiversidade brasileira são criar novas UC em áreas críticas e fazer uma gestão mais integrada com as unidades que já existem.
O ICMBio possui 15 centros de pesquisa e conservação. Neles, estão ambientalistas e pesquisadores que fazem estudos, com análises técnicas de dados, para criar estratégias de conservação da biodiversidade e da sociobiodiversidade associada a povos e comunidades tradicionais. Os centros também executam ações de manejo para recuperação dos animais presentes nas listas oficiais nacionais de espécies ameaçadas de extinção.
*Com reportagem de Gustavo Frasão, do ICMBio
Postagem Anterior Próxima Postagem