A CARTA DA TERRA

A Carta da Terra

A Carta da Terra é um documento global que estabelece compromissos dos países com o desenvolvimento sustentável e a preservação do Planeta, concebida para servir como um “Código Ético Planetário”. O texto da Carta foi produzido com a participação de 100 mil pessoas de 46 nações, inspirado em uma variedade de fontes, como a ecologia; as tradições religiosas e filosóficas do mundo; a literatura sobre ética global; o meio ambiente e o desenvolvimento; a experiência prática dos povos que vivem de maneira sustentada, como os povos indígenas; além das declarações e dos tratados inter-governamentais e não-governamentais relevantes. Sua elaboração teve início na Eco-92 e, em 2000, seu conteúdo foi aprovado e adotado como referência pela Unesco.

Milhares de organizações não-governamentais, cidades e povos ao redor do mundo deram seu aval à Carta da Terra e se encontram trabalhando na implementação de seus princípios. no Brasil, o Ministério do Meio Ambiente divulga e utiliza a Carta da Terra há cinco anos como guia do programa Agenda 21 e também como referência para as conferências nacionais de meio ambiente.

Entre os valores que se afirmam na Carta da Terra, estão: respeito ao Planeta e à sua existência; a proteção e a restauração da diversidade, da integridade e da beleza dos ecossistemas; a produção, o consumo e a reprodução sustentáveis; respeito aos direitos humanos, incluindo o direito a um meio ambiente preservado; a erradicação da pobreza; a paz e a solução não violenta dos conflitos; a distribuição eqüitativa dos recursos da Terra; a participação democrática nos processos de decisão; a igualdade de gênero; a responsabilidade e a transparência nos processos administrativos; a promoção e aplicação dos conhecimentos e tecnologias que facilitam o cuidado com a Terra; a educação universal para uma vida sustentada; sentido da responsabilidade compartilhada, pelo bem-estar da comunidade da Terra e das gerações futuras.
Postagem Anterior Próxima Postagem