PANTANAL DE PACATUBA, O PANTANAL NORDESTINO EM SERGIPE



Pantanal de Pacatuba, O Pantanal Nordestino em Sergipe

Pantanal de Pacatuba, O Pantanal Nordestino em Sergipe

O Pantanal de Pacatuba, fica a menos de duas horas de Aracaju. Guarda um dos visuais mais interessantes de todo o Litoral Brasileiro, É o maior aqüífero do Nordeste, onde a água potável é abundante. São 40 quilômetros quadrados interligados por lagoas e cobertos por plantas típicas de áreas alagadas, como juncos, aguapés, aningas e macroalgas.

Localizado no município de Pacatuba, o Pantanal reúne uma biodiversidade inigualável, conjugando na mesma região pantanais, manguezais, dunas, mar, Mata Atlântica e uma fauna muito rica, formada por lontras, capivaras, jacarés-de-papo-amarelo e mais de 100 espécies de aves. Um exemplar único em todo o Nordeste.

A região revela paisagens extremamente belas, intocadas e prontas para dar aos turistas o prazer de visitar um paraíso, onde fauna e flora ainda não sofreram interferência. É uma visão clara que, pelas bandas do Nordeste, há muito mais do que a beleza do mar e suas praias. A impressão que fica para quem chega ao Pantanal Nordestino é a de bandos de garças, que em revoada ocupam os ninhais construídos entre os galhos retorcidos da vegetação típica do manguezal. Um verdadeiro berçário de vida marinha, banhado por águas límpidas e transparentes do rio Poxim, um afluente do São Francisco.

Totalmente preservada, a área guarda surpresas de emocionar o turista voltado aos programas ecológicos. Exemplo disso é a pequena estrada que dá acesso ao primeiro ancoradouro. Nela, cajueiros, mangabeiras (árvore da mangaba), mandacarus (espécie de cacto) e bromélias em flor dão uma prévia de como será o passeio pelo Pantanal.

Pantanal de Pacatuba, O Pantanal Nordestino em SergipeFauna e Flora 

O lugar é mesmo um Relicário da Biodiversidade. Estudos demonstram a existência de diversas espécies nativas, com uma abundância de peixes, mamíferos e aves. Tatus, Tamanduás, Lontras, Capivaras e até répteis ameaçados de extinção, como o Jacaré do Papo-Amarelo (Caiman Latirostris), podem ser encontrados. As características daquele ecossistema são propícias para o abrigo de inúmeras espécies de aves, principalmente as aquáticas, que procuram aquela região graças à grande quantidade de alimento. Elas são um espetáculo à parte. Mais de setenta e oito espécies já foram identificadas pelos ornitólogos, sendo que algumas delas são características do Pantanal Mato-Grossense. Vale destacar o espetáculo da revoada das quatro espécies de Garças encontradas, além dos Sabacus (Nycticorax Nycticorax), Socós (Tigrisoma Lineatum), Mergulhões (Tachybaptus Dominicus) e do Gavião Caramujeiro (Rosthramus Sociabilis).


Cercando o Pantanal, numa região mais alta, algumas formações florestais remanescentes abrigam várias espécies raras de animais, algumas em risco de extinção, como o Macaco-Prego do Peito Amarelo (Cebus Xanthosternos) e o pássaro Papa-Formigas (Herpsilochmus Pectorali). Uma espécie chama a atenção: O macaco Guigó de Sergipe (Callicebus Coimbrai), espécie bandeira do Estado. Seu holótipo (primeiro animal da espécie descrito pela ciência) foi encontrado naquelas matas. Outros animais que ocorrem no Pantanal de Pacatuba (mas que nem sempre podem ser observados)  são a Capivara (Hydrochaeris Hydrochaeris) e a Lontra (Lontra Longicaudis). Boa parte da vegetação pode ficar total ou parcialmente submersa, ou flutuando sobre a água. As espécies vegetais aquáticas desempenham um papel importante como abrigo e alimento para os peixes e outros animais aquáticos. Muitas são utilizadas como plantas ornamentais, devido à beleza de suas flores e folhas. Em alguns casos, o conjunto de plantas formam ilhas flutuantes, chegando a dificultar a navegação dos barcos e canoas.

Das espécies vegetais encontradas no Pantanal de Pacatuba destacam-se as Aningas (Montrichardia Linifera) e a Taboa (Typha Sp.) presentes nas margens dos canais dos rios, e as macrófitas aquáticas, como por exemplo, a Ninfa (Nymphaea Ampla) e os Aguapés (Eichornia Crassipes).

Ameaças

Mas todo este extraordinário bioma está sob uma ameaça real e próxima: O projeto de transposição das águas do rio São Francisco. O avanço da água do mar, que já está em curso há algum tempo e tende a se agravar, caso se retire ainda mais água do Rio, deve gerar danos irreversíveis. Com a construção de sucessivas barragens, como as de Sobradinho e Xingó, o Rio foi perdendo "força", ou seja, sua vazão foi diminuindo. Houve uma alteração no ciclo natural das águas, que segundo testemunhos históricos, alcançavam até dezesseis  quilômetros mar adentro, estão salinizadas.

Ao longo da região do Baixo São Francisco, já é possível pescar peixes de água salgada, para se ter uma ideia. Outro problema são os projetos de irrigação e as sucessivas obras de drenagem que foram realizadas nas últimas décadas. Eles causaram desastres ambientais, interferiram no fluxo das águas e formaram barreiras que impediram o deslocamento de muitas espécies nativas de peixes de piracema, como o Surubim (Pseudoplatysoma Coruscans) e a Xira (Prochilodus Argentatus) que utilizavam o Pantanal de Pacatuba como área de reprodução e alimentação. O fenômeno das planícies inundada é bastante comum nas proximidades de grandes Rios. Mas por conta da ação do homem, elas são cada vez mais raras.

A região do Pantanal, por exemplo, é a última ainda existente em Sergipe. Daí a importância da divulgação deste paraíso natural: Conscientizar as pessoas e o poder público, do pequeno, mas valioso tesouro que se encontra no igualmente pequeno estado de Sergipe. Vale contemplar, caminhar pela areia da praia, perceber a rica flora composta de plantas aquáticas raras, Bromélias, Mandacarus, Mangabeiras, Cajueiros, Umbuzeiros, Oitizeiros  e outras espécies.

Pirambu abriga a primeira base do Projeto Tamar instalada no Brasil, em 1982, e sedia a Coordenação Regional do Projeto Tamar-ICMBio de Sergipe e Alagoas. São 53 km de praias monitoradas que protegem quase 2400 desovas e 106 mil filhotes a cada temporada. 80% das tartarugas são da espécie oliva, a menor entre as marinhas que ocorrem no Brasil, com comprimento curvilíneo de casco entre 70 e 74 centímetros.

Assim como no Pantanal mato-grossense, o local é uma planície inundada e há uma grande biodiversidade. São mais de 100 espécies catalogadas, com muitos peixes, mamíferos, aves e plantas ornamentais. Segundo especialistas, o pantanal nordestino foi formado há mais de 12 mil anos. A região tem cerca de 40 km de extensão e pode ser admirada no percurso que liga Pacatuba à outra praia do litoral norte, Pirambu.

Lagoa Redonda

Área cercada por dunas e um lindo riacho. De cima das montanhas de areia é possível avistar a praia de Pirambu. Na lagoa há um camping e muitas pessoas costumam acampar e desbravar os riachos próximos à região, como a cachoeira do Roncador.


Pantanal de Pacatuba, O Pantanal Nordestino em Sergipe
Postagem Anterior Próxima Postagem