3R: RECICLAR, REDUZIR, REUTILIZAR - CONCEITO DOS 3R

3R: Reciclar, Reduzir, Reutilizar

Entende-se que a utilização dos 3R: Reciclar, Reduzir, Reutilizar quando adotada passa a ser muito útil para a utilização contínua dos recursos naturais do nosso planeta, pois se não abrir os olhos a tempo irá começar a viver um caos com a escassez dos recursos naturais, e isso não são apenas as empresas que têm que fazerem isso, todos devem fazer a sua parte.

Os recursos naturais

O estudo dos 3R surgiu mediante ao uso excessivo dos recursos naturais, isso devido o alto consumismo que a humanidade esta vivendo nos dias atuais. Existem alguns recursos que estão a perigo, são eles: água, alimentos, petróleo, terras raras, carvão, cobre, gás natural e o háfnio. No entanto cada um destes recursos naturais é de suma importância para a humanidade sendo que a água e o petróleo são mais consumido no mundo. O petróleo “a matriz energética planetária” o qual atingirá seu ápice de extração por volta de 2035 e depois disso “ladeira abaixo”, ou seja, um dia o petróleo vai acabar. E a água, no qual em 2050, cerca de 75% da população mundial não terão acesso a esse bem natural, água potável, isso devido ao seu alto consumo em diversas atividades, no dia a dia do ser humano sem contar com a poluição dos rios, também. Mediante tudo isso surgiu o estado da Gestão Ambiental.

A Gestão Ambiental como objetivo capacitar profissionais para o planejamento e gerenciamento de questões ambientais, relacionando o meio ambiente com questões econômico-tecnológicas e sociais envolvidas no desenvolvimento sustentável.
 
Participar de projetos relacionados a Gestões Ambientais hoje é assunto discutido em toda a parte do planeta, pois estamos vivendo em um mundo onde os recursos naturais estão cada vez mais escasso. E diagnosticar problemas e propor soluções participando de projetos ambientais é papel fundamental do profissional que se dedica a essa área de atuação no mercado que hoje tornou-se assunto primordial entre as empresas e a conscientização da população para atitudes mais sustentáveis ao meio ambiente.

Conceito dos 3R

Do ponto de vista empresarial, gestão ambiental é a expressão utilizada para se denominar a gestão empresarial que se orienta para evitar, na medida do possível, problemas para o meio ambiente. Em outros termos, é a gestão cujo objetivo é conseguir que os efeitos ambientais não ultrapassem a capacidade de carga do meio onde se encontra a organização; ou seja, obter-se um desenvolvimento sustentável.

Logo, se vê que explorar o meio ambiente de forma sustentável é muito importante para a não degradação do local a ser explorado, ou seja, a preservação do local de forma sustentável e muito importante, pois traz benefícios a todos.

O crescimento econômico desordenado foi acompanhado de um processo jamais visto pela humanidade, em que se utilizam grandes quantidades de energia e de recursos naturais, que acabaram por configurar um quadro de degradação continua do meio ambiente. A industrialização trouxe vários problemas ambientais como; consumo excessivo de recursos naturais.

Com o aumento do consumo, o ser humano não se preocupou em explorar o meio ambiente de forma sustentável. Mediante isso, hoje se vê grandes problemas ambientais decorrentes de tais atos, como por exemplo, a não utilização do conceito 3R (reciclar, reduzir e reutilizar), no qual acarreta grandes depósitos de lixos, poluições nos rios, no ar e etc. Dai o conceito 3R.

Reduzir

A redução é a primeira etapa do princípio dos 3R ́s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), e consiste em ações que visem à diminuição da geração de resíduos, seja por meio da minimização na fonte ou por meio da redução do desperdício. É a etapa principal, pois sua contribuição promove a minimização de gastos com o gerenciamento e tratamento, e é válido para aplicação a qualquer grupo de resíduos.

Um exemplo disso é a utilização de produtos para a limpeza da água que se consome em grandes cidades, visto que os rios estão muito poluídos e a utilização de tais produtos é muito importante para a saúde da população, se os rios não tivessem tão poluído a utilização de tais produtos seria menor do que é utilizado atualmente.

Reciclar

Reciclar apenas aquilo que é necessário, separando e encaminhando o lixo devidamente, após ter Reduzido ao máximo o meu consumo e Reutilizado os objetos e embalagens que foram adquiridos. É transformar o que já foi produzido, consumido e reutilizado, para que se possa fazer dele um novo uso. Fato este que  faz com que se reduz menos energia, menos plástico, menos materiais poluente entre outros, dando ao meio ambiente “um fôlego para se respirar”.

Reutilizar

Reutilizar é, portanto, a segunda alternativa para diminuir a quantidade de lixo que chega aos depósitos todos os dias. Isto é, reutilizar aquilo que para muitos não serve mais, em um produto a ser utilizado por outro, ou seja, dar vida aquilo que não se utiliza.

Aplicabilidade do Conceito 3R’s

Cogeração é a produção simultânea e de forma seqüenciada, de duas ou mais formas de energia a partir de um único combustível. O processo mais comum é a produção de eletricidade e energia térmica (calor ou frio) a partir do uso de gás natural e/ou de biomassa, entre outros.

Nos dias atuais há varias empresas que utilizam e colocam em pratica o conceito mencionado neste artigo. A empresa citada anteriormente é um exemplo fantástico de como aproveitar o conceito de uma forma lucrativa e também sustentável visando a melhoria de todos: tanto empresa-pessoa, empresa-meio ambiente e meio ambiente-pessoa.

É muito importante se ter conhecimento dos 3R’s pois a utilização deste conceito traz grandes benefícios a todos tanto para o meio ambiente com para o ser humano, pois o ato de reciclar, reutilizar e reaproveitar é de suma importância para que o meio ambiente reponha  aquilo que foi extraído da natureza de forma natural. 

Postagem Anterior Próxima Postagem