DESASTRE AMBIENTAL EM MARIANA E NO RIO DOCE E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS

DESASTRE AMBIENTAL EM MARIANA

Desastre Ambiental em Mariana e no Rio Doce e Seus Impactos Ambientais

O Desastre ambiental em Minas Gerais provocada pelo rompimento de barragens em Mariana é considerada como o maior acidente da História no mundo.

O Desastre Ambiental, classificado também como uma tragédia causada pela Samarco em Mariana foi a mais grave já registrada por uma mineradora no mundo; no dia 5 de novembro de 2015, ao menos 12 pessoas morreram no vazamento de 62 milhões de metros cúbicos de lama - duas vezes e meia maior que o segundo pior acidente do gênero, ocorrido em 4 de agosto de 2014 na mina canadense de Mount Polley, na Colúmbia Britânica.

Localização do Desastre

A barragem que rompeu foi a do Fundão, que acabou danificando a barragem de Santarém, ambas ficam no distrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro do município de Mariana, cidade histórica mineira a 124 km de distância de Belo Horizonte.

O distrito de Bento Rodrigues, que fica no município de  Mariana, foi tomado pela lama que saiu das barragens e ficou devastado. A avalanche destruiu a maioria dos imóveis. Mais de 600 pessoas ficaram desabrigadas e foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros, tiveram que abandonar as casas e fugir para partes altas do distrito.

Principais impactos Ambientais causados pelo Desastre

O acidente em Mariana liberou cerca de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração, que eram formados, principalmente, por óxido de ferro, água e lama. Apesar de não possuir, segundo a Samarco, nenhum produto que causa intoxicação no homem, esses rejeitos podem devastar grandes ecossistemas.

A Recuperação da área atingida depende da região afetada próximo a área das barragens que pode estar perdida, por está coberta por uma camada espessa de lama, e a recuperação será tão cara que pode se mostrar inviável financeiramente. Quando a lama secar, vai se tornar terra endurecida, um chão de ferro, mesmo assim, a recuperação da área afetada pode demorar dez anos ou mais, isso depende das ações tomadas para remediar o maior desastre ambiental do Brasil.

A lama que atingiu as regiões próximas à barragem formou uma espécie de cobertura no local. Essa cobertura, quando secar, formará uma espécie de cimento, que impedirá o desenvolvimento de muitas espécies. Essa pavimentação, no entanto, demorará certo tempo, pois, em virtude da quantidade de rejeitos, especialistas acreditam que a lama demorará anos para secar. Enquanto o solo não seca, também é impossível realizar qualquer construção no local.

A cobertura de lama também impedirá o desenvolvimento de espécies vegetais, uma vez que é pobre em matéria orgânica, o que tornará, portanto, a região infértil. Além disso, em virtude da composição dos rejeitos, ao passar por um local, afetarão o pH da terra e causarão a desestruturação química do solo. Todos esses fatores levarão à extinção total do ambiente presente antes do acidente.

O rompimento da barragem afetou o rio Gualaxo, que é afluente do rio Carmo, o qual deságua no Rio Doce, um rio que abastece uma grande quantidade de cidades. À medida que a lama atinge os ambientes aquáticos, causa a morte de todos os organismos ali encontrados, como algas e peixes. Após o acidente, vários peixes morreram em razão da falta de oxigênio dissolvido na água e também em consequência da obstrução das brânquias. O ecossistema aquático desses rios foi completamente afetado e, consequentemente, os moradores que se beneficiavam da pesca.

A grande quantidade de lama lançada no ambiente afeta os rios não apenas no que diz respeito à vida aquática. Muitos desses rios sofrerão com assoreamento, mudanças nos cursos, diminuição da profundidade e até mesmo soterramento de nascentes. A lama, além de causar a morte dos rios, destruiu uma grande região ao redor desses locais. A força dos rejeitos arrancou a mata ciliar e o que restou foi coberto pelo material.

DESASTRE AMBIENTAL EM MARIANA E NO RIO DOCE

DESASTRE AMBIENTAL EM MARIANA E NO RIO DOCE

DESASTRE AMBIENTAL EM MARIANA E NO RIO DOCE

DESASTRE AMBIENTAL EM MARIANA E NO RIO DOCE

DESASTRE AMBIENTAL EM MARIANA E NO RIO DOCE
DESASTRE AMBIENTAL EM MARIANA E NO RIO DOCE


Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem