Amazônia | Maior floresta Tropical do Mundo

Amazônia | Maior floresta Tropical do Mundo

A Amazônia é considerada a área de maior extensão de floresta tropical do mundo, representando 40% do total ainda existente do planeta.

Como a maior floresta tropical úmida do mundo, mais extensa rede fluvial do planeta e com o maior volume de água doce disponível na Terra, a Amazônia presta valiosos serviços ambientais ao regular a quantidade de gás carbônico na atmosfera e orquestrar a distribuição de chuvas em quase metade da América Latina.

Localizada à altura Equador, a Amazônia tem o clima quente e úmido. As chuvas são muito abundantes e, em certos períodos, provocam enchentes, inundando vastas regiões e fertilizando a terra.

Normalmente as estações do ano são divididas em inverno, quando chove mais e verão quando a pluviosidade é menor. A biodiversidade da região é tamanha que não há outro lugar com variedade tão grande de espécies, com características próprias bem marcadas.

Amazônia | Maior floresta Tropical do Mundo

Muitos dos animais da região servem como controladores naturais de pragas, dispersores de sementes, além de serem responsáveis pela polinização de uma grande variedade de plantas.

A Economia se desenvolveu com a preocupação de inserção da Amazônia ao contexto brasileiro. A ocupação humana, que se intensificou na segunda metade do século XIX durante o ciclo da borracha, não ameaçava diretamente aquele equilíbrio uma vez que não precisava retirar as árvores; a economia coletora dos seringueiros, assim como a extração das chamadas ?drogas do sertão?, destinadas à produção de medicamentos, harmonizava-se com o equilíbrio ecológico.

Essa economia combinava com uma reduzida criação de gado nas áreas abertas e a existência de pouquíssimos centros urbanos de certa importância, como Iquitos, Leticia, Manaus, Óbidos, Santarém e Belém do Pará.

Postagem Anterior Próxima Postagem