Andiroba | Carapa guianensis

Andiroba | Carapa guianensis  

Nome científico: Carapa guianensis Aubl.

Família: Meliaceae
Nomes Comerciais: Andiroba, carapa, andirova, cedro-macho, fiqueroa, tangaré, andiroba-branca,a. do igapó, a. vermelha, angirova, comaçari, mandiroba, yandiroba, carapá, carapinha, gendiroba, jandiroba, penaiba, purga de Santo lnácio, abomidan, caraba.

Origem: Ocorre em toda a Amazônia, nas matas de várzeas ou regiões alagadiças dos rios, às vezes formando pequenas aglomerações. Existe ainda nas Antilhas, Nicarágua, Peru, Suriname, Guianas, África Tropical, Colômbia e Venezuela.

Habitat: Em toda a Amazônia, nas matas de várzeas e nas faixas alagáveis ao longo dos rios e igarapés.
Andiroba | Carapa guianensis

Árvore: Árvore de porte grande com crescimento rápido, chegando a medir até 30 m de altura,casca cinzenta, amarga e grossa.Espécie de grande valor pela abundância e teor oleaginoso de suas sementes e largo uso de sua madeira.Folhas compostas, com pecíolos longos, alternas, com 30-60 cm de comprimento e até 50 cm de largura.Flores pequenas, amarelas e vermelhas, axilares.Frutos, cápsulas globosas deiscentes, com 6-8 cm de diâmetro, no seu interior encontra-se 8-16 sementes, com casca coriácea, ferrugínea e polpa branca, tenra, amarga, com 70% de um óleo espesso, de cor amarelo-escuro, excelente para saboaria e iluminação, usado ainda na medicina indígena associado ao "urucu" com preventivo as picadas de insetos e penetração do "bicho do pé".
Característica Gerais: Cerne marrom-escuro ou marrom-avermelhado, distinto do alburno castanho-pálido ou acinzentado.Grã direta tendendo a revessa, textura média, brilho moderado e cheiro imperceptível. Considerada sucedânea do mogno ( swietenia macrophylla ) e do cedro ( cedrela spp.).

Secagem: Muito rápida em estufa, apresentando rachaduras, encanoamento e torcimento moderados, no programa de secagem 1.A combinação de secagem ao ar e em estufa dá resultados satisfatórios, especialmente quando se utiliza temperaturas mais baixas e alta umidade durante o estágio inicial de secagem em estufa.

Usos: Construção civil ( vigas, caibros, ripas, esquadrias de portas, lambris, venezianas, batentes, caixilhos, rodapés, guarnições, molduras ), móveis, lâminas, compensados, caixas de embalagem, acabamentos internos de barcos e navios e outros.

Uso Medicinal: A casca como as folhas, depois de cozidas são utilizadas como febrífugo e anti-helmínticas ou para lavagem das úlceras, contra impetigo e outras doenças.

Distribuição geográfica Ocorre em toda a Amazônia, nas matas de várzeas ou regiões alagadiças dos rios, às vezes formando pequenas aglomerações. Existe ainda nas Antilhas, Nicarágua, Peru, Suriname, Guianas, África Tropical, Colômbia e Venezuela.

Denominações vulgares: Andiroba, carapa, andirova, crabwood, cedro-macho, krappa, fiqueroa, tangaré, andiroba-branca,a. do igapó, a. vermelha, angirova, comaçari, mandiroba, yandiroba, carapá, carapinha, gendiroba, jandiroba, penaiba, purga de Santo lnácio, abomidan, caraba, damerara, brasilian mahogany, lowland crabwood, highland crabwood, white karaba, Britsh Guiana mahogany, bois caule, cachipou, Carapá blanc, c. rouge, c. jaune, crapo, andiroba carapa, bateo, cedro bateo, nand mova, paramahogany, mazabalo, guino (Chicó).

Características gerais da árvore: Árvore grande até 30 m de altura, com sapopemas baixas, tronco reto e cilíndrico, casca grossa e amarga avermelhada, fissurada em estreitas tiras, superficialmente caduca, espessura de até 1,0 cm. Arvore, copa média, apresentando descamação em placas.

Espécie de grande valor pela abundância e teor oleaginoso de suas sementes e largo uso de sua madeira.

Os óleos de copaíba e andiroba, naturalmente encontrados na região amazônica, são muito utilizados pelos povos tradicionais da região como repelentes de insetos.

Essa espécie vegetal é rica em diterpenoides, que são substâncias utilizadas como bálsamo.

Na medicina popular este óleo é utilizado como anti inflamatório, bactericida, diurético e expectorante e, sua madeira possui uma demanda maior devida a qualidade de repelir os insetos.

A Fundação Osvaldo Cruz desenvolveu e colocou no mercado a vela de andiroba para ser usada no combate de mosquitos que transmitem a dengue e a malária.

A semente da andiroba, que é coletada quando os frutos caem no chão, possui um óleo conhecido na região como azeite de andiroba. Ele é utilizado na indústria em cremes, shampoos, pomadas e sabonetes. Os indígenas também usam o óleo em uma mistura com corante de urucum e passam no corpo para repelir insetos e proteger-se do sol. Algumas indústrias de vela também usam o produto na fabricação, pois acredita-se que o cheiro da vela queimada também repele os insetos.
Uma única árvore pode produzir até 200 quilos de amêndoas em um ano, gerando cerca de sete litros de óleo. A planta ocorre em toda a região amazônica. 

A árvore da Andiroba ocorre em toda a Amazônia, nas matas de várzeas ou regiões alagadiças dos rios, às vezes formando pequenas aglomerações. Existe ainda nas Antilhas, Nicarágua, Peru, Suriname, Guianas, África Tropical, Colômbia e Venezuela.

Postagem Anterior Próxima Postagem