Angelim | Dinizia excelsa Ducke

Angelim | Dinizia excelsa Ducke

Nome científico: Dinizia excelsa Ducke

Família: Mimosaceae
Distribuição geográfica: Região amazônica, abrangendo os Estados de Roraima, Acre, Amazonas, Pará e Rondônia. Ocorre também ao Sul da Guiana. Prefere solos de natureza sílico-argilosa, em matas primárias, cujo dossel atinge grandes alturas, por vezes ocorrendo de forma gregária Sul da Guiana.
Angelim | Dinizia excelsa Ducke

Denominações vulgares: Angelim vermelho, angelim verdadeiro, angelim pedra verdadeiro, fava-grande, faveira-dura e faveira-ferro, angelim falso, faveira preta, kuraru, parakwa.

Características gerais: É árvore gigantesca (até 60 m), com fuste cilíndrico e reto e grande diâmetro (mais de 2m); presença de sapopemas, quanto a casca é avermelhada e comum soltar-se em placas.

Principais usos: Pode ser usada em aplicações externas, como postes, pontes, mourões, estacas, esteios, cruzetas, dormentes e defensas; em construção civil e naval, em vigamentos, caibros, ripas, tacos e tábuas para assoalhos. marcos de portas e janelas, paredes divisórias, degraus de escadas, cabos de ferramentas e implementos agrícolas, carroceria e vagões de trem: em chapas decorativas e obras portuárias. 
www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem