Aruanã | Osteoglossum bicirrhosum

Aruanã | Osteoglossum bicirrhosum

Nome comum: Aruanã, sulamba, macaco-d'água
Nome científico: Osteoglossum bicirrhosum
Classe: Actinopterygii 
Ordem: Osteoglossiformes
Família: Osteoglossidae
O Aruanã (Osteoglossum bicirrhosum) é encontrado em Bacias Amazônicas e Araguaia-Tocantins. O Aruanã vive na beira dos lagos, ao longos dos igapós ou dos capins aquáticos, sempre a espreita de insetos (principalmente besouros) e aranhas que caem na água.

É provavelmente o maior peixe do mundo que se alimenta principalmente de insetos e aranhas.

O Aruanã nada logo abaixo da superfície com os barbilhões projetados para a frente. A função dos barbilhões ainda é desconhecida, mas, em águas pouco oxigenadas, podem ser utilizadas para conseguir oxigênio na superfície da água.

O aspecto mais característico de seu comportamento alimentar é a habilidade de saltar fora d?água e apanhar as presas ainda nos troncos, galhos e cipós.

Aruanã | Osteoglossum bicirrhosum
Aruanã | Osteoglossum bicirrhosum

Um adulto pode saltar mais de 1m fora d'água. A espécie se reproduz durante a enchente, e os machos guardam os ovos e larvas na boca (os barbilhões também servem para guiar as larvas até à boca do macho). O alevinos alcançam alto valor comercial como peixe ornamental.              

A Aruanã é um peixe que pode chegar a medir 1 metro de comprimento e pesar até 2kg. Vive nos lagos, igapós e igarapés. Alimenta-se de ciscos, lodo e outros peixes menores. Se reproduzem  no inverno de ano em ano, começa no mês de março e vai até maio. A fêmea desova na boca do macho que carrega os filhotes durante três meses para protege-los dos predadores e, durante esse período, os pais não se alimentam. Na época de reprodução, a Aruanã desova entre 100 e 210 ovos e é muito perseguida pelos pescadores, pois os filhotes têm grande valor comercial. Na época de cheia ela vive nas cabeceiras dos lagos e igarapés, quando aparece no rio é sinal de que o verão está próximo.
Postagem Anterior Próxima Postagem