Bacuripari | Fruto da Amazônia

Bacuripari | Fruto da Amazônia

Características Gerais: O Bacupari, é um fruto nativo da Amazônia da mesma família do Bacuri, é muito apreciado pela maioria da população, sendo consumido em estado natural.

Nome científico: Garcinia gardneriana (Planch. & Triana) Zappi

Família: Clusiaceae (Guttiferae)

Nome popular: Bacuripari, bacoparé, bacopari, bacuri-miúdo, mangostão-amarelo, cupari, abiu-do-mato.
Habitat: É endêmica do Brasil, ocorrendo principalmente na Floresta Amazônica. Embora esteja disperso até o Paraguai, é, provavelmente, de origem amazônica, pois, em estado silvestre, pontifica não só as matas de terra firme, como também na várzea, nos igapós, nas capoeiras, etc., sendo, de todos os bacuris, o mais cultivado por toda a região.

Características gerais: Humilde ante seu parente mais famoso, o bacuri, este fruto é, entretanto, deveras apreciado pela maioria da população, sendo consumido em estado natural. Bem menos carnudo, contém até quatro sementes envolvidas por uma polpa branca, mucilaginosa e, às vezes, bastante ácida.  O período de floração ocorre entre junho e novembro, e o amadurecimento dos frutos vai de agosto a fevereiro do ano subsequente.

Bacuripari | Fruto da Amazônia
Bacuripari | Fruto da Amazônia

Clima e solo: Na Floresta Pluvial Atlântica com solos úmidos.

Usos: Pode ser usado para produzir um tipo de vinagre, para fazer sucos e sorvetes. Pode ser consumida ao natural. A composição de 100 g de polpa é a seguinte: calorias – 46, proteínas – 0,6 g, lipídios – 0,1 g. A casca tem tanino e por isso é utilizada para curtir couro e, na medicina popular, usada no combate do câncer, como anti-inflamatória, cicatrizante e tônica. Pode ser indicada para a arborização urbana e rural, como cercas-vivas baixas podadas ou mantidas altas, sem podas e para o plantio destinado à recuperação de áreas degradadas por atrair a fauna em geral.

Bem menos carnudo, contém até quatro sementes envolvidas por uma polpa branca, mucilaginosa e, às vezes, bastante ácida. Embora esteja disperso até o Paraguai, é, provavelmente, de origem amazônica, pois, em estado silvestre, pontifica não só as matas de terra firme, como também na várzea, nos igapós, nas capoeiras, etc., sendo, de todos os bacuris, o mais cultivado por toda a região.
O período de floração ocorre entre junho e novembro, e o amadurecimento dos frutos vai de agosto a fevereiro do ano subsequente.

Postagem Anterior Próxima Postagem