Bicho-Preguiça | Bradypus tridatylus

Bicho-Preguiça | Bradypus tridatylus

Nome comum: Bicho-Preguiça 
Nome científico: Bradypus tridatylus
Classe: Mammalia
Ordem: Xenartha
Família: Bradypodidae
O Bicho-Preguiça (Bradypus tridatylus) é considerado um animal muito sossegado. Anda muito devagar. Dorme o dia todo nas árvores, pendurada num galho pelos quatro pés, de costas para o chão e com a cabeça pendida sobre o peito. A preguiça fica nessa posição durante horas, sem se mexer. Sua reações, sua digestão e até sua respiração são lentas. É um mamífero de hábitos noturnos.

Bicho-Preguiça | Bradypus tridatylus
Bicho-Preguiça | Bradypus tridatylus

Vive em pequenos bandos nas florestas tropicais da América do Sul. Raramente desce das árvores e é quase não se movimenta no chão, embora saiba nadar muito bem. Orienta-se pelo olfato, pois tem uma visão muito fraca. A pelagem é coberta de algas verdes que tornam a preguiça quase invisível no meio das folhas. No tempo frio, a preguiça entra em letargia (perda temporária e completa da sensibilidade e movimento por causa fisiológica).

Alimenta-se apenas das folhas, frutos e brotos de algumas árvores, especialmente de Embaúba. É um animal inofensivo . É capaz de girar a cabeça de tal forma que a cara pode ficar nas costas.
Características do Bicho-Preguiça
Peso: máximo de 8 Kg.
Comprimento: até 60 cm, mais 8 cm de cauda. Pés com 3 dedos.
Período de gestação: 120 a 180 dias, um filhote por ano.

Postagem Anterior Próxima Postagem