Papagaio-Verdadeiro (Amazona aestiva)

Papagaio-Verdadeiro (Amazona aestiva)

Papagaio-Verdadeiro (Amazona aestiva)Família: Psittacidae
Espécie: Amazona aestiva
Comprimento: 35 cm
Peso: 400 g.

O Papagaio-Verdadeiro (Amazona aestiva) está presente no interior do Brasil, no Nordeste (Piauí, Pernambuco e Bahia), Centro-oeste (Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso) e Rio Grande do Sul. Ausente nas áreas litorâneas. Encontrado também na Bolívia, Paraguai e Argentina. É o mais procurado dos papagaios para ser animal de estimação, por ter fama de melhor "falador". Habita a copa de florestas úmidas ou secas, palmais e beiras de rio. Vive em bandos de tamanho variável. Conhecido também como papagaio-de-fronte-azul, curau, papagaio-grego, papagaio-comum, ajuru-etê, papagaio-curau, trombeteiro (Mato Grosso) e louro, como aliás são chamados todos os papagaios domésticos em nosso País.


Características: é considerada a ave mais inteligente que existe, podendo até imitar a voz humana, isto ocorre por apresentar a língua carnosa e uma estrutura chamada siringe modificada. São animais de vida longa, podem chegar facilmente até os 80 anos, apesar dos animais que são retirados da natureza viver no máximo 15 anos devido a alimentação errada. Somente é possível dizer que é macho ou fêmea com exames especiais. Mede cerca de 85 cm e pesa em torno de 400 g. Sua plumagem é predominantemente verde, apresentando a fronte azul com amarelo na cabeça envolvendo os olhos. Apresenta o encontro (parte superior da asa quando fechada) vermelho e o bico preto.

Papagaio-Verdadeiro (Amazona aestiva)Habitat: vive em áreas de mata seca e úmida, também em campos, cerrados, palmeirais e beiras de rio.

Ocorrência: desde a região nordeste passando pelo Brasil central até o sul do país, estendendo-se para a Argentina, Paraguai e Bolívia.

Hábitos: fora do período reprodutivo são avistados em grandes bandos.

Alimentação: frugívoro, granívoro e larvas de insetos que encontra nas árvores frutíferas da região. Ele usa as patas para segurar os alimentos. Pode também ser avistado em áreas de grandes plantações (milho, girassol, sorgo) e pomares.

Reprodução: sua reprodução ocorre em períodos variados dependendo da localidade. Após 5 anos de vida os papagaios procuram formar um casal, que se torna fiel por toda a vida. Este casal procura um oco de árvore e palmeiras ou ainda cupinzeiros de grande porte, onde preparam o ninho com madeira roída pelo forte bico, na época reprodutiva a fêmea coloca 3 a 4 ovos que são chocados durante 28 dias por ambos os pais, que também se revezam no cuidado com os filhotes que dura até a postura do próximo ano.

Ameaças: é o papagaio mais procurado como animal de estimação por ser considerado um excelente "falador". Assim sendo, a captura para o comércio é a principal ameaça para a espécie. Em algumas regiões de sua ocorrência as populações estão sofrendo declínio acentuado.

Papagaio-Verdadeiro (Amazona aestiva)
Papagaio-Verdadeiro (Amazona aestiva)
Papagaio-Verdadeiro (Amazona aestiva)
Papagaio-Verdadeiro (Amazona aestiva)

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem