Araranjuba (Guaruba guarouba)

Araranjuba (Guaruba guarouba)

Araranjuba (Guaruba guarouba) Família: Psittacidae
Espécie: Guaruba guarouba
Comprimento: 34 cm.
A Araranjuba (Guaruba guarouba) é encontrada exclusivamente no Brasil, do Maranhão ao oeste do Pará (onde está ameaçada de extinção) e, localmente, em Rondônia. Habita a copa de florestas úmidas altas. Alimenta-se preferencialmente de frutos de açaí. É bastante social, inclusive no período reprodutivo, vivendo em bandos de 4 a 10 indivíduos. Faz ninho em buracos de árvores, sendo gerados 9 filhotes por ninho, na natureza, e um número menor quando em cativeiro. No final do século XVI foi mencionada por Fernão Cardin, na Bahia, como uma ave muito valiosa comercialmente, equivalente ao preço de dois escravos. A ararajuba apresenta as cores da bandeira brasileira (amarela com as pontas das asas verdes); por isso é considerada a melhor alternativa para ser escolhida como Ave Nacional. Conhecida também como guaruba, guarajuba e tanajuba. Guaruba deriva do tupi: guará = pássaro, yuba = amarelo.


Araranjuba (Guaruba guarouba)
Características: mede aproximadamente 34 cm e pesa em torno de 200gr a 300gr. Do porte de um papagaio pequeno, porém com a cauda maior, sua plumagem é amarela dourada, tendo somente as penas do final das asas, verde escura. Possui o bico de cor clara. Sua cauda é longa com penas de tamanho desigual e bico curvo. Suas pernas são rosas. Tendo em vista sua ocorrência ser atribuída apenas ao Brasil e sua cores correspondem às existentes na bandeira nacional, esta ave é considerada como símbolo do Brasil. Não há dimorfismo sexual, machos e fêmeas são iguais. Podem viver até 30 anos.

Habitat: florestas tropicais. Endêmica da floresta Amazônica. Ocorrência do Maranhão ao oeste do Pará e através do Baixo Xingu ao Tapajós.

Hábitos: vivem em grupos de 4 a 10 indivíduos. Podem ser vistas também em pares. Os casais são monogâmicos, ou seja, vivem juntos por toda a vida. Vivem nas matas em árvores bem altas, nos buracos altos e bem profundos das árvores. Animais silenciosos, se seguram pelo bico, pendurando-se nos galhos.

Alimentação: sementes e frutos. Na natureza seu alimento predileto é o coco do açaí.

Reprodução: atingem a maturidade aos 3 anos. A incubação dura cerca de 26 dias com postura de 1 a 3 ovos. O período de reprodução vai de setembro a dezembro. Os filhotes, que são alimentados pelos pais até depois de saírem do ninho por mais ou menos 15 a 20 dias. Quando saem do ninho já estão emplumados. Normalmente o casal permanece junto dos filhotes dentro do ninho. Os filhotes nascem sem penas e depois ficam com penas amarelas com algumas manchas verdes.

Ameaças: está ameaçada de extinção pela destruição do seu habitat e a intensa captura como ave ornamental.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br 
Postagem Anterior Próxima Postagem