Papagaio-de-Cara-Roxa (Amazona brasiliensis)

Papagaio-de-Cara-Roxa (Amazona brasiliensis)

Papagaio-de-Cara-Roxa (Amazona brasiliensis)Características: mede cerca de 36 cm e possui a plumagem predominantemente verde com a testa e loros vermelhos, cabeça com lados azuis, garganta roxa. As coberteiras e penas terciárias possuem a borda amarela, retrizes com a ponta amarela, bico cor de chifre. Dorso verde e ponta da cauda com lista amarela.

Habitat: endêmico da Mata Atlântica.

Ocorrência: originalmente este papagaio ocorria desde o estado de São Paulo até o Rio Grande do Sul, estando hoje restrito a uma pequena faixa no litoral sudeste paulista e na baía de Paranaguá - PR.

Hábitos: vivem em casais, podendo também formar bandos.

Alimentação: frutas, sementes e flores.

Papagaio-de-Cara-Roxa (Amazona brasiliensis)Reprodução: período de reprodução é entre setembro à fevereiro. Nidifica em ocos de árvores altas, especialmente de palmeiras, geralmente em áreas de mata densa ou em locais inundados. A fêmea coloca geralmente entre 2 a 4 ovos e a incubação dura cerca de 26 dias, nascendo no máximo 3 filhotes que são alimentados pelos pais até saírem do ninho.

Ameaças: consta na lista oficial de animais ameaçados de extinção do IBAMA. A captura tanto de adultos quanto jovens para o tráfico de animais é a principal ameaça para a espécie. A destruição da Mata Atlântica, para extração de madeira e implantação da agropecuária também representa uma séria ameaça. Por ocorrer em uma área não muito extensa e estar extremamente associado às formações florestais numa faixa muito estreita, as populações do papagaio-de-cara-roxa sofreram um declínio acentuado e desde a década de 60 a espécie já é considerada ameaçada de extinção.

Papagaio-de-Cara-Roxa (Amazona brasiliensis)
Papagaio-de-Cara-Roxa (Amazona brasiliensis)
Papagaio-de-Cara-Roxa (Amazona brasiliensis)

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem