Pelicano-Pardo (Pelecanus occidentalis)

Pelicano-Pardo (Pelecanus occidentalis)

Pelicano-Pardo (Pelecanus occidentalis)Família: Pelecanidae

Características: com envergadura de dois metros, comprimento de 1,4 m, o Pelicano-Pardo (Pelecanus occidentalis) é uma ave de grande porte. A coloração em geral é cinza com a parte posterior da cabeça branca e a bolsa gular pardo-oliva. Pernas curtas e reforçadas com os pés palmados. Asas grandes e largas e cauda longa. O bico é grande, reto e plano, tendo a mandíbula interior provida de uma pele que forma uma grande bolsa extensível. Os sexos são semelhantes.

Habitat: águas continentais e estuários.

Ocorrência: América Central e do Sul, no Brasil, nos rios Amazonas e Tapajós.

Hábitos: é sociável, reunindo-se em grandes grupos. No solo seus movimentos são dificultados. São grandes voadores e planadores. Estão sempre em água salgada, mas no Brasil frequentam as águas dos rios de maior volume. Voa vagarosamente rente à água, em bandos e em fila indiana. Ao ver o peixe no mar, lança-se com ímpeto. Pousado na água, costuma boiar observando ao seu redor. Pernoita em manguezais.

Alimentação: peixes.

Reprodução: nidificação em colônias em plataforma sobre arbustos entre fevereiro e abril e também entre outubro e janeiro. Ambos trabalham na construção do ninho e na incubação. A postura é de 2 ovos branco-sujos com 83 x 56 mm em seus eixos, pesando 150 g cada um. Podem ocorrer ninhos com 3 a 4 ovos. A incubação é feita em 30 dias, quando os filhotes nidícolas se vestem com plúmulas marrom-escuras. Os pais alimentam a prole. Em 2 meses os filhotes estão aptos para o voo. Sempre são muito protegidos pelos pais quando no ninho.

Ameaças: poluição e destruição do habitat.

Pelecanus occidentalis
Pelecanus occidentalis
Pelecanus occidentalis
Pelecanus occidentalis
Pelecanus occidentalis

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem