João-de-Barro (Furnarius rufus)

João-de-Barro (Furnarius rufus)

João-de-Barro (Furnarius rufus)Família: Furnariidae
Espécie: Furnarius rufus
Comprimento: 18 a 20 cm; peso 49 g.

O João-de-Barro (Furnarius rufus) é um dos pássaros mais populares das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste de nosso País. Está presente em áreas não florestadas, desde o sul até os estados de Goiás, Piauí e Alagoas. Recentemente tem ampliado seus limites para regiões onde tem ocorrido o desmatamento de grandes áreas, como o sudeste do Pará. Encontrado também na Argentina (onde é a ave nacional), Paraguai, Uruguai e Bolívia. É muito comum em paisagens abertas, como campos, cerrados, pastagens, ao longo de rodovias e em jardins. Caminha pelo chão em busca de insetos, frequentemente pousando em postes, cercas, galhos isolados e outros pontos que permitam uma boa visão dos arredores. Vive geralmente aos casais. Canta em dueto (macho e fêmea juntos, cada qual de um modo um pouco diferente). Juntos, o casal constrói um ninho interessante, em formato de forno de barro, o qual pode ser facilmente identificado no alto de árvores e postes em regiões campestres. No interior do ninho há uma parede que separa a entrada e a câmara incubadora, construída para diminuir as correntes de ar e o acesso de possíveis predadores. Utiliza como matéria-prima o barro úmido, esterco e palha, cujas proporções dependem do tipo de solo (se arenoso, a quantidade de esterco chega a ser maior do que a de terra). A construção do ninho demora entre 18 dias e 1 mês, dependendo da existência de chuvas e, portanto, de barro em abundância. O ninho pesa em torno de 4 kg e às vezes ocorre a construção de vários deles, sobrepostos (até 11), em anos consecutivos. Põe de 3 a 4 ovos, a partir de setembro. Uma vez abandonados, os ninhos são reutilizados por outras espécies de aves e até por abelhas. Conhecido também como barreiro (Rio Grande do Sul) e forneiro.

João-de-Barro (Furnarius rufus)Características: um dos pássaros mais populares do Brasil. Cor de terra-ferrugínea com parte superior pouco mais escura. Porte semelhante ao do sabiá com aproximadamente 20 cm de comprimento. Dimorfismo sexual muito pouco pronunciado. É uma ave alegre que gosta de conviver com o homem.

Habitat: áreas abertas, campos, é abundante nas fazendas da região sul, parques, pomares e jardins nas áreas rurais e urbanas não se importando com a presença humana.

Ocorrência: regiões Sul, Sudeste, leste e nordeste da Bahia e até o sul do Piauí.

Hábitos: as fêmeas dormem sozinhas nos ninhos, quando estão com ovos ou filhotes. Constroem o ninho em formato de forno, um para cada ano, embora possam reformar algum velho.Os ninhos são construídos com barro, esterco e palha, com predominância do primeiro e em local aberto. O casal trabalha em conjunto e as irregularidades da superfície são corrigidas com reboco.O ninho é constituído de um vestíbulo e pela câmara incubadora. A entrada está sempre voltada em direção contrária à dos ventos predominantes. O casal pode trabalhar em diversos ninhos ao mesmo tempo. Em condições favoráveis demoram 18 dias para terminar o ninho e depois de 3 dias o casal começa a preparar e forrar a câmara incubadora. Ninho mede 30 cm de diâmetro na base. Paredes com espessura de até 5 cm. O casal solta seu canto, forte grito ou gargalhada, frequentemente em conjunto. O joão-de-barro é mais ativo nas horas mais quentes e claras ao contrário de outras espécies da família. Seu canto tem sequências rítmicas mais prolongadas como que um canto festivo, crescente e decrescente. O casal sincroniza um dueto.

Alimentação: insetos e suas larvas, aranhas, opiliões e outros artrópodes. Podem ocasionalmente ingerir sementes.

Reprodução: Põe de 3 a 4 ovos a partir de setembro três vezes ao ano.

Furnarius rufus
Furnarius rufus
Furnarius rufus
Furnarius rufus

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem