Artrópodes | Arthropoda

Artrópodes | Arthropoda

Artrópodes | Arthropoda

Os artrópodes são animais invertebrados com um exoesqueleto (esqueleto externo), com corpo segmentado e apêndices articulados. Os artrópodes formam o filo Euarthropoda, que inclui insetos, aracnídeos, miriápodes e crustáceos. O termo Arthropoda como originalmente proposto refere-se a um agrupamento proposto de Euarthropods e o filo Onychophora

A palavra artrópode vem do grego ἄρθρον ártron, "comum" e πούς pous (gen. Podos), ou seja, "pé" ou "perna", que juntos significam "perna articulada".

Os artrópodes são caracterizados por seus membros articulados e cutícula de quitina, muitas vezes mineralizada com carbonato de cálcio. O plano do corpo do artrópode consiste em segmentos, cada um com um par de apêndices. A cutícula rígida inibe o crescimento, de modo que os artrópodes a substituem periodicamente por muda.

Sua versatilidade permitiu que eles se tornassem os membros mais ricos em espécies de todas as guildas ecológicas na maioria dos ambientes. Eles têm mais de um milhão de espécies descritas, perfazendo mais de 80% de todas as espécies de animais vivos descritas, algumas das quais, ao contrário da maioria dos outros animais, são muito bem sucedidas em ambientes secos.

Os artrópodes variam em tamanho desde o crustáceo microscópico Stygotantulus até o caranguejo-aranha japonês. A cavidade interna primária dos artrópodes é um hemocele, que acomoda seus órgãos internos e através do qual circula sua hemolinfa - análogo de sangue; eles têm sistemas circulatórios abertos. Como seus exteriores, os órgãos internos dos artrópodes são geralmente construídos de segmentos repetidos. Seu sistema nervoso é "semelhante a uma escada", com cordões nervosos ventrais emparelhados percorrendo todos os segmentos e formando gânglios pareados em cada segmento.

Suas cabeças são formadas pela fusão de vários segmentos, e seus cérebros são formados pela fusão dos gânglios desses segmentos e circundam o esôfago. Os sistemas respiratório e excretor dos artrópodes variam, dependendo tanto do ambiente quanto do subfilo a que pertencem.

Sua visão depende de várias combinações de olhos compostos e ocelos pigmentados: na maioria das espécies os ocelos só conseguem detectar a direção de onde a luz está chegando, e os olhos compostos são a principal fonte de informação, mas os principais olhos das aranhas são ocelos. que pode formar imagens e, em alguns casos, pode girar para rastrear presas. Os artrópodes também possuem uma ampla gama de sensores químicos e mecânicos, baseados principalmente nas modificações das muitas cerdas que se projetam através de suas cutículas. Os métodos de reprodução e desenvolvimento dos artrópodes são diversos; Todas as espécies terrestres usam a fertilização interna, mas isso é muitas vezes por transferência indireta do espermatozoide através de um apêndice ou do solo, ao invés de injeção direta.

Arthropoda

Espécies aquáticas utilizam fertilização interna ou externa. Quase todos os artrópodes põem ovos, mas os escorpiões dão à luz a viver jovens depois que os ovos eclodem dentro da mãe. Os filhotes de artrópodes variam de adultos em miniatura a larvas e lagartas que não possuem membros articulados e acabam sofrendo uma metamorfose total para produzir a forma adulta. O nível de cuidados maternos para os filhotes varia de inexistente ao cuidado prolongado proporcionado pelos escorpiões.

A ancestralidade evolutiva dos artrópodes remonta ao período cambriano. O grupo é geralmente considerado como monofilético, e muitas análises apoiam a colocação de artrópodes com cicloneuralianos (ou seus clados constituintes) em um superdilo Ecdysozoa. No geral, no entanto, os relacionamentos basais de Metazoa ainda não estão bem resolvidos. Da mesma forma, as relações entre vários grupos de artrópodes ainda são ativamente debatidas.

Os artrópodes contribuem para o suprimento humano de alimentos tanto diretamente quanto como alimento e, mais importante, indiretamente, como polinizadores de culturas. Algumas espécies são conhecidas por espalhar doenças graves para os seres humanos, gado e culturas.

Postagem Anterior Próxima Postagem