Jacarés e Crocodilos

Jacarés e Crocodilos

Jacarés e Crocodilos
Os jacarés pertencem à família Alligatoridae, enquanto o crocodilo à Crocodilidae. Existem diferenças bem marcantes entre os crocodilos e jacarés. Para começar, esses dois animais não pertencem nem mesmo à mesma família. 

Dentre as características físicas, podemos citar o focinho, que em crocodilos é mais fino e alongado quando comparado ao dos jacarés, que possuem focinho curto e mais largo.

Para diferenciar esses répteis, podemos observar também a mandíbula. Nos crocodilos, é possível observar que o quarto dente do maxilar inferior (um dente maior que os outros) fica visível até mesmo quando o animal está com a boca fechada. Nos jacarés, isso não acontece. Ainda em relação aos dentes, podemos verificar que em crocodilos, eles aparecem alinhados, diferentemente dos jacarés.

Existem ainda poros glandulares nas escamas ventrais dos crocodilos, estruturas que não são encontradas nos jacarés. A função desses poros ainda não é bem esclarecida, entretanto, acredita-se que possa existir uma relação entre eles e a troca de calor e água com o ambiente.

São encontradas seis espécies de jacaré em território brasileiro, porém não é encontrado nenhum crocodilo. Dentre as espécies brasileiras, podemos citar o jacaré-de-papo- amarelo e o jacaré-açu.

O jacaré-de-papo-amarelo é uma espécie típica da América do Sul, podendo ser encontrada no Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai. Esse réptil atinge em média 2 metros de comprimento e é localizado principalmente em manguezais, pântanos e banhados, onde se alimentam de peixes, aves e mamíferos. Esses animais podem viver até 50 anos.

Jacaré
Crocodilo

Já o jacaré-açu é uma espécie distribuída por toda a Bacia Amazônica, sendo encontrada no Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Guiana Inglesa e Guiana Francesa. Esse réptil atinge a marca notável de 6 metros de comprimento. Sua alimentação é baseada em peixes, aves e caranguejos. Eles vivem em média 80 anos.

Jacarés e Crocodilos

Postagem Anterior Próxima Postagem