Cavalo (Equus caballus)

Cavalo (Equus caballus)

Cavalo (Equus caballus)

Descrição física
Os cavalos são ungulados com uma postura ungulígrada nos pés, cascos de um dígito em forma oval, caudas longas, cabelos curtos, pernas longas e esbeltas, construção muscular e profunda do tronco, pescoços longos e grossos e cabeças alongadas grandes. A juba é uma região de pêlos grossos, que se estende ao longo do lado dorsal do pescoço em espécies domésticas e selvagens. No entanto, os cavalos selvagens têm uma crina com pêlos curtos que permanecem na posição vertical, enquanto os cavalos domésticos têm pêlos de crina mais longos que não permanecem na posição vertical. Uma faixa dorsal média, uma faixa escura que se estende da crina até a cauda, ​​às vezes está presente, especialmente em tipos selvagens. Os dentes são especializados para pastar, com maçãs do rosto hipsodontes. A fórmula dental é 3/3, 0-1 / 0-1, 3-4 / 3-4 e 3/3. Os cavalos recém-nascidos têm pelos encaracolados e uma juba mais fina que os adultos antes de fazer a muda e cultivar seu casaco de inverno. Os casacos de inverno começam a se desenvolver em setembro e outubro, e são totalmente cultivados em dezembro. Eles começam a perder peso no verão por um período de 56 dias para adultos ou 75 dias para recém-nascidos. Casacos de inverno são tipicamente mais espessos e a parte superior da cauda geralmente desenvolve uma região de pêlos curtos, formando um topete.

A domesticação de cavalos levou a uma grande variação nas características das raças de cavalos. Os casacos variam em cores, de branco a preto, incluindo vermelhos, marrons e amarelos, além de uma ampla variedade de padrões, como manchas e padrões pinto. O tamanho pode variar de acordo com a raça e seu uso pretendido, mas pode variar de 227 a 900 kg em massa e 0,9 a 1,7 metros de altura, com possíveis discrepâncias. O comprimento das pernas, o comprimento da cabeça, a estrutura corporal, a cor da pele, o metabolismo etc. variam de acordo com as raças de cavalos domésticos. Apesar da grande variação nas características físicas dos cavalos, eles geralmente podem ser distinguidos de outros equídeos, por terem crinas e caudas mais longas e geralmente pela falta de faixas do tipo zebra.

Cavalo (Equus caballus)

Distribuição geográfica
O Cavalo (Equus caballus) tem  ampla distribuição pelo planeta após a domesticação, a faixa geográfica natural é normalmente considerada a distribuição no período glacial tardio entre 9.500 e 15.000 anos atrás. Durante esse período, os cavalos foram generalizados. As populações de cavalos selvagens existiam na ponta norte da África, adjacente aos mares Tirreno e Mediterrâneo, em toda a Europa, excluindo as regiões mais setentrionais onde os países escandinavos existem atualmente e no extremo leste da região palearctica, como China e Mongólia. Estenderam-se por todo o norte do Palearctic, atravessaram Beringia e entraram no Yukon, e ao sul da América do Norte como o México, ao leste do rio Mississippi e ao oeste da costa do Oceano Pacífico. Acredita-se que os cavalos selvagens na América do Norte tenham sido extintos de 8.000 a 10.000 anos atrás. Cavalos domésticos foram então introduzidos na América do Norte após a colonização europeia.

Reprodução
O sistema reprodutivo dos cavalos é semelhante ao de outros equídeos, que é um sistema de acasalamento poligínico. Os machos tipicamente agrupam as fêmeas durante a estação de acasalamento e as defendem contra outros machos, que podem estar tentando acasalar com as fêmeas. Os machos não costumam reunir-se e acasalar-se com nenhuma de suas filhas ou fêmeas que cresceram com ele no mesmo rebanho. Os machos lutam com outros machos através de chutes e mordidas, perdedores se submetem e recuam. Esse processo consome muita energia e é semelhante ao sulco observado nas espécies de veados. A hierarquia nos rebanhos é influenciada pelo status reprodutivo e pela idade, com as fêmeas e seus filhotes recém-nascidos obtendo o primeiro acesso aos recursos, seguidos por jovens e fêmeas não reprodutivas. Os machos alfa dominam o acesso aos recursos.

Os machos podem se reproduzir o ano todo, mas são mais ativos de abril a junho. As fêmeas são polyestrous durante a estação de procriação e entram em um período estral, em média, a cada 21 dias, cada uma com duração média de 6,5 dias. As fêmeas têm ovulação espontânea um a dois dias antes do término do período estral, que é quando são mais férteis. No outono, as fêmeas não passam mais por períodos de estro até se aproximar da próxima época de reprodução. O período médio de gestação é de 335 dias, mas varia de 287 a 419 dias. Essa ampla faixa de gestação significa que o nascimento pode ocorrer na primavera ou no outono do próximo ano. Se o potro não nascer no momento em que a égua entrará em cio durante a estação de procriação, ela não poderá participar naquele ano. Normalmente, apenas um potro é produzido anualmente, e é raro ver potros gêmeos. Em cavalos domésticos, apenas 14% dos potros gêmeos sobrevivem duas semanas e um ou os dois gêmeos nascem subdesenvolvidos.

Os nascimentos ocorrem à noite e em um local tranquilo. Os potros de cavalo selvagem geralmente nascem com uma massa de 25 a 30 kg, mas o peso médio ao nascimento de potros domesticados é de 40 kg. Os potros nascem precociais e bem desenvolvidos, geralmente podendo permanecer dentro de uma hora após o nascimento e caminhar dentro de quatro a cinco horas para seguir sua mãe. Quando a mãe retorna ao rebanho, ela passa pelo estro pós-parto por geralmente sete a nove dias, o que é significativamente menor do que o período estro regular. Em cavalos domesticados que não têm rebanho, o estro pós-parto geralmente ocorre cinco a doze dias após o parto. Potros são capazes de comer alimentos sólidos dentro de uma semana após o nascimento. Durante o primeiro mês, os jovens ficam perto da mãe e da enfermeira por breves e frequentes períodos antes do segundo mês, quando começam a procurar por conta própria. Quando começam a procurar alimentos de forma independente, iniciam o processo de desmame, que pode levar até dois anos para potros selvagens. Em cavalos domesticados, os potros são frequentemente desmamados entre quatro e seis meses de idade.

O peso do potro dobra a cada semana durante quatro semanas e depois diminui gradualmente à medida que atingem a maturidade. As fêmeas demoram de quatro a cinco anos e os machos de seis a sete anos para atingir a maturidade reprodutiva completa. Embora as fêmeas entrem primeiro no estro aos 11 ou 12 meses, elas geralmente não são férteis até o segundo ano. Mesmo assim, as fêmeas têm dificuldade em desenvolver o feto de um potro e dar à luz, sem complicações graves de saúde para si ou para o potro, até os quatro anos de idade.

Cavalo (Equus caballus)

Os potros são precociais ao nascer e são capazes de andar sozinhos logo após o nascimento, mas ainda precisam de assistência dos pais. Embora sejam precociais, eles dependem muito de sua mãe para se proteger de predadores e alimentos, até começarem a procurar por conta própria. Nascidos recentemente, os potros têm acesso aos recursos alimentares em segundo ao macho alfa do rebanho. À medida que amadurecem, eles acabam tendo acesso a comida depois de potros recém-nascidos, mas ainda antes de fêmeas solteiras e não reprodutivas. Embora os jovens aprendam principalmente pela observação de sua mãe nos primeiros dois meses, o rebanho também oferece um ambiente de aprendizado e proteção contra predadores. Às vezes, as fêmeas também beliscam seus filhotes por disciplina. A hierarquia de rebanho também é ensinada por meio de chutes, mordidas, vocalizações e gestos faciais entre indivíduos para comunicação. Embora os jovens sejam precociais e cresçam relativamente rapidamente, eles confiam nas experiências de proteção, atendimento em grupo e aprendizado oferecidas pelo rebanho à mãe para o desenvolvimento em cavalos selvagens. Estudos mostram que os cavalos selvagens não são mais dependentes de seu rebanho natal e tendem a se dispersar para outros rebanhos no segundo ou terceiro ano de idade. O gênero não é um fator na idade em que as mangueiras se dispersam do seu rebanho natal. Os potros domesticados geralmente são separados de sua mãe durante ou imediatamente após a conclusão do processo de desmame.

Tempo de vida / Longevidade
A vida útil do cavalo depende de vários fatores, incluindo variações de raça e ambiente. Normalmente, os cavalos domésticos têm uma vida útil de 25 a 30 anos, embora um máximo de 61 anos tenha sido atingido. O cavalo mais vivo da natureza desde 1974 tinha 36 anos. Os fatores sobre a vida útil de E. caballus incluem: nutrição, atividade, número de ciclos de reprodução, status reprodutivo, doença, saúde bucal e atividade física.

Cavalo (Equus caballus)

Comportamento
Cavalos são mamíferos sociais. Em populações selvagens ou selvagens, eles formam rebanhos com uma hierarquia social. Esses rebanhos, também conhecidos como bandos, podem ter até 26 éguas, 5 garanhões e várias idades de filhotes pré-dispersos. O tamanho típico dos rebanhos terá apenas 5 a 11 éguas e 1 a 4 garanhões, além de sua prole, mas esses números variam entre os artigos acadêmicos e podem variar com a disponibilidade de alimentos, as condições ambientais e outros fatores. Essa hierarquia é composta pelo macho alfa dominante sobre o rebanho, machos dominantes sobre fêmeas, fêmeas com jovens dominantes sobre fêmeas não reprodutivas e adultos dominantes sobre juvenis. O macho dominante ou alfa é significativamente mais ativo que outros membros do rebanho. Estudos mostram que, em cavalos selvagens, onde membros regulares do rebanho costumam passar menos de 10% do tempo se movendo, os machos dominantes se movem de 25 a 45% do tempo e dormem apenas 5 a 6% do tempo, quando outros membros do rebanho costumam passar de 20 a 27% do tempo durante o dia dormindo. Os machos alfa também gastam grandes quantidades de energia reunindo as fêmeas e defendendo-as contra outros machos durante a estação reprodutiva. Os machos alfa geralmente se movem na parte de trás do rebanho, mas se movem para a frente na presença de uma ameaça e sinalizam para o rebanho no caso de o rebanho precisar fugir. O alfa também pode atacar uma ameaça, se necessário, para defender o rebanho.

Os cavalos são crepusculares e têm um padrão de sono interrompido que complementa isso. Durante o verão, os cavalos pastam de manhã ou à noite para evitar altas temperaturas no meio do dia e também podem ser vistos visitando fontes de água à noite. Para se adaptar a esse padrão de alimentação, eles dormem em segmentos ao longo do dia, que geralmente não duram mais de duas horas. Eles também evitam se deitar por mais de uma hora de cada vez, se possível, e podem ser vistos dormindo em pé.

Os cavalos selvagens geralmente ficam próximos das fontes de água, mas, na transição entre a primavera e o verão, quando a comida é mais abundante, os cavalos podem viajar para longe de seus pontos de acesso à água. Um estudo em uma população selvagem da Nova Zelândia mostrou que os tamanhos de área residencial variavam entre 0,96 a 17,68 quilômetros quadrados, com uma densidade de 0,48 a 3,22 indivíduos por quilômetro quadrado. O tamanho do rebanho e a área residencial estão positivamente correlacionados, com um rebanho maior ocupando uma área maior. Alguns estudos em cavalos selvagens ou selvagens mostram que existem movimentos sazonais e variações no ambiente doméstico. Esses movimentos sazonais geralmente estão associados a mudanças regulares de precipitação sazonal, disponibilidade de alimentos, temperaturas e topografia. No inverno, as populações se afastam de elevações mais baixas que foram expostas a temperaturas mais baixas devido a camadas de inversão de geada, mas voltariam antes do parto ou da estação de acasalamento. As faixas de inverno das populações selvagens são maiores que as faixas de verão, em média, mas essas faixas variam significativamente. A verdadeira população de cavalos selvagens está restrita a várias reservas e locais de reintrodução para sua proteção.

Cavalo (Equus caballus)

Comunicação e Percepção
Nos cavalos, as narinas, o focinho, os bigodes e as bochechas têm bigodes usados ​​para perceber o ambiente através do toque. A visão é o principal meio de perceber o ambiente em cavalos. As orelhas são longas, delgadas e retas, o que ajuda na percepção auditiva. Embora o olfato seja importante, não é o principal meio de percepção e fornece um papel menor do que a visão ou os receptores sensíveis nas narinas, focinho, bigodes ou bochechas.

O principal meio de comunicação com outros cavalos é através de vocalizações e gestos, principalmente gestos faciais. Durante a estação reprodutiva, os machos podem grunhir ou gritar um com o outro, além de pisar e bater no chão de maneira agressiva. Os machos podem relinchar para as fêmeas no cio e as fêmeas podem chiar e chutar se estiverem recusando um macho no cio. Gestos grunhidos e agressivos, incluindo morder, empurrar e chutar, podem ocorrer entre os membros do rebanho para estabelecer ou reforçar a estrutura hierárquica e expressar domínio. Indivíduos submissos deixarão o vencedor deitar a cabeça no backend do perdedor, que é visto em equídeos.

Além dos gestos corporais, os cavalos têm uma variedade de gestos faciais. As reações positivas incluem a elevação dos lábios para expor os dentes superiores, semelhantes a um sorriso, e a cabeça balançando ou apontando as orelhas para frente e eretas. Gestos faciais agressivos incluem as orelhas sendo recostadas e as narinas fechadas enquanto expõem os mesmos dentes.

Hábitos alimentares
Principalmente folívoros por natureza, os cavalos pastam principalmente nas ervas verdadeiras. Os cavalos domésticos são frequentemente alimentados com várias quantidades de grãos, incluindo aveia, cevada, milho, trigo, linho, soja, alfafa, trevo, feno de Timothy e grama de Johnson. Além desta dieta, eles também podem receber suplementos vitamínicos e minerais. Os cavalos selvagens seguem uma dieta semelhante, incluindo cardo russo, capim-abelha, mesquite, junegrass da pradaria, sprangletop verde e salbutão, e provavelmente varia dependendo do local e da estação.

Predadores
É provável que os predadores naturais de cavalos selvagens sejam principalmente lobos, coiotes e leões das montanhas. Os predadores atacam principalmente animais idosos, doentes ou jovens. Quando um rebanho é ameaçado por um predador, o macho alfa pode atacá-lo mordendo e chutando com os cascos. As fêmeas protegem seus filhotes de maneira semelhante. Os seres humanos também são predadores de cavalos, tanto historicamente quanto atualmente. As populações selvagens provavelmente foram caçadas por seres humanos e a carne de cavalo é consumida em alguns lugares.

Funções no ecossistema
A domesticação de cavalos contribuiu para o desenvolvimento das sociedades agrícolas e mudou a mobilidade e as relações políticas entre diferentes populações humanas. Como animais pastando, os cavalos influenciam a diversidade e a estrutura dos ecossistemas em que vivem. Em alguns lugares, os cavalos têm sido importantes na dispersão de sementes de certas árvores. Existem mais de 150 espécies de parasitas documentadas em cavalos.

Importância Econômica para Humanos 
Os cavalos são economicamente muito importantes para os seres humanos agora e historicamente. Eles foram usados como fonte de alimento, foram críticos no transporte de pessoas e mercadorias, desempenharam papéis importantes em campanhas militares, no esporte e na recreação e no desenvolvimento agrícola. Os cavalos também são amados animais de companhia e amplamente utilizados em abordagens terapêuticas. Na agricultura, os cavalos são usados para puxar arados e carruagens e seu esterco é um fertilizante importante. Pêlos de cavalo são usados em vários produtos.

Cavalo (Equus caballus)
Cavalo (Equus caballus)
Cavalo (Equus caballus)

Estado de conservação
Cavalos domesticados são abundantes em muitas áreas ao redor do mundo. Seus parentes mais próximos, os cavalos selvagens de Przewalski, foram listados como ameaçados de extinção na Lista Vermelha da IUCN, ameaçados pela Lei de Espécies Ameaçadas dos EUA e pelo Apêndice I da CITES. Alguns estudos mais antigos afirmam que a domesticação e a liberação de cavalos domésticos levaram a esse declínio nas populações de cavalos selvagens de Przewalski e acreditava-se que elas não existiam mais na natureza. Os atuais esforços de conservação nos cavalos selvagens de Przewalski incluem proteção legal das espécies na Mongólia, bem como esforços de reintrodução em várias áreas.

É importante notar que houve algumas mudanças taxonômicas que podem afetar a validade das informações na literatura mais antiga sobre cavalos. Muitas fontes mais antigas da literatura consideram os cavalos selvagens de Przewalski como a subespécie selvagem de cavalos e se referem a ele como E. c. przewalskii; no entanto, fontes recentes e a Lista Vermelha da IUCN consideram os cavalos selvagens de Przewalski como Equus ferus przewalskii e sugerem que E. f. przewalskii não é o ancestral de E. caballus devido a uma diferença nos números cromossômicos. Pensa-se que eles descendem de diferentes linhagens, mas esse debate taxonômico está em andamento. É difícil fazer esse esclarecimento devido à quase extinção dos cavalos selvagens de Przewalski, produzindo um gargalo na diversidade genética. A população atual dos cavalos selvagens de Przewalski é descendente de 13 indivíduos em cativeiro, sendo um cavalo doméstico e um híbrido entre um cavalo doméstico e o cavalo selvagem de Przewalski. Enquanto isso, literatura muito mais antiga não distingue entre E. caballus selvagem e cavalos selvagens de Przewalski. Muita informação disponível pode realmente ser para ambas as subespécies.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem