Chita ou Guepardo (Acinonyx jubatus)

Chita ou Guepardo (Acinonyx jubatus)

Chita ou Guepardo (Acinonyx jubatus)

A Chita ou Guepardo (Acinonyx jubatus, Schreber 1775) é um mamífero carnívoro pertencente à família dos felídeos. É a única espécie viva do gênero Acinonyx.

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Subordem: Feliformia
Família: Felidae
Subfamília: Felinae
Gênero: Acinonyx
Espécie: A. jubatus

Uma vez difundido em grande parte da África e Ásia, este animal vive em populações pequenas e fragmentadas, muitas vezes ameaçadas pela pressão demográfica da população circundante.

Apesar de ser claramente um felino, como gatos e leões, o guepardo possui inúmeras características morfológicas e comportamentais peculiares que o tornam um dos membros mais especializados da família; essas especializações levaram os estudiosos a classificá-la em uma subfamília separada, a das Acinonychinae, mas esse local foi objeto de debate, questionado por investigações em nível molecular, que por sua vez levaram a classificar a subfamília Acinonychinae como sinônimo da subfamília Felinae, fazendo com que até o guepardo volte a entrar.

Guepardo (Acinonyx jubatus)

Em particular, os guepardos têm algumas características que os tornam semelhantes aos canídeos: as pernas longas, com pontas cilíndricas estreitas e unhas apenas parcialmente retráteis ou curtas e compactas e equipadas com garras afiadas e retráteis, como na maioria dos outros felídeos. Pernas desse tipo são adequadas para um estilo de caça baseado na busca de presas rápidas e leves, em vez de serem dominantes fisicamente. Mesmo o comportamento parcialmente social que esses animais (principalmente os machos) podem exibir difere dos hábitos solitários da maioria das espécies de felídeos.

A presença de unhas não retráteis está na origem do nome científico do gênero: Acinonyx, de fato, deriva da combinação das palavras gregas antigas ἀκίνητος (akínētos), que significa "imóvel" e ὄνυξ (ónyx), "garra". O nome científico da espécie, jubatus, deriva do latim e significa "crina", em referência aos pêlos mais longos e mais espessos no nível do pescoço e das costas: essa característica é particularmente evidente em filhotes e espécimes jovens de chita.

O nome comum chita entrou no idioma italiano apenas em 1874; deriva da italianoização do termo francês guépard, que por sua vez parece ser uma distorção da palavra italiana gattopardo, usada como termo genérico para descrever felinos malhados não cientificamente pequenos e, em particular, o serval. O sufixo -pardo deriva do latim pardus, emprestado do grego πάρδος (párdos), uma variante de πάρδαλις (párdalis) que, por sua vez, está relacionada com o sogdian pwrδnk e, em geral, indica um felino malhado de dimensões médias-grandes: uma vez usado como uma palavra em si mesma (pense no "pardo" que Petrarca usa como símbolo de velocidade excepcional), atualmente a palavra é considerada obsoleta, mas ainda sobrevive nos nomes de algumas espécies de felinos (gattopardo, leopardo e, precisamente , chita). O termo em francês para este animal é a base de seu nome em todas as línguas europeias, com exceção do inglês, onde a chita é conhecida como chita, um termo derivado do sânscrito citrakāyaḥ ("corpo manchado") através do hindi चीता (cītādal, com o mesmo significado); o termo em inglês é passado para a chita espanhola e portuguesa, onde coexiste com guepardo.

Guepardo (Acinonyx jubatus)

Este animal é conhecido por sua velocidade, que, no entanto, é capaz de manter apenas por curtas distâncias. Até a década de 2000, com base em medições da década de 1950, acreditava-se que a velocidade do animal variava entre 110 e 120 km / h. As medições de 2013, realizadas com tecnologia mais sofisticada usando colares de satélite com um intervalo de meio metro, registradas em mais de 370 chitas selvagens, examinaram que a velocidade máxima alcançada é de 93 km / h, questionando o registro de velocidade programado de 115,2 km / h, registrado com tecnologias de 1959. A velocidade é semelhante à de algumas de suas presas, como a antelocapra, que fica aos 88,5 km / h, e a gazela, a 88 km / h.

O guepardo, outrora espalhado em uma vasta área que cobre grande parte do continente africano e grande parte do continente asiático, sofreu uma drástica redução de números durante o século XIX, acompanhado (e de certa forma favorecido) por uma redução em seu próprio espaço vital por causa da caça e destruição do habitat. Hoje, a chita sobrevive apenas em áreas protegidas ou em áreas pouco povoadas: se a isso se acrescenta a raridade natural desses animais e os problemas reprodutivos relacionados à escassa variabilidade genética, o futuro da espécie é bastante incerto.

Chita ou Guepardo (Acinonyx jubatus)
Chita ou Guepardo (Acinonyx jubatus)
Chita ou Guepardo (Acinonyx jubatus)
Chita ou Guepardo (Acinonyx jubatus)
Chita ou Guepardo (Acinonyx jubatus)

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem