Girafa (Giraffa)

Girafa (Giraffa)

Girafa (Giraffa)

A Girafa (Giraffa) é um mamífero ungulado africano, o animal terrestre mais alto e o maior ruminante. Tradicionalmente, é considerada uma espécie, Giraffa camelopardalis, com nove subespécies. No entanto, a existência de até oito espécies de girafas existentes foi descrita, com base em pesquisas no DNA mitocondrial e nuclear, bem como em medidas morfológicas de Girafa. Sete outras espécies são espécies pré-históricas extintas conhecidas de fósseis.

Etimologia
O nome "girafa" tem suas primeiras origens conhecidas na palavra árabe zarāfah, talvez emprestada do nome somali geri do animal. O nome árabe é traduzido como "fast-walker". Havia várias grafias do inglês médio, como jarraf, ziraph e gerfauntz. A forma italiana girafa surgiu na década de 1590. A moderna forma inglesa se desenvolveu por volta de 1600 a partir da girafa francesa. "Camelopard" é um nome arcaico em inglês para a girafa derivada do grego antigo para camelo e leopardo, referindo-se à sua forma de camelo e sua coloração de leopardo.

As principais características distintivas da girafa são seu pescoço e pernas extremamente longos, seus ossicones semelhantes a chifres e seus padrões de pelagem distintos. É classificado na família Giraffidae, juntamente com o parente existente mais próximo, o ocapi. Seu alcance disperso se estende do Chade no norte à África do Sul no sul e do Níger no oeste à Somália no leste. Girafas geralmente habitam savanas e florestas. Sua fonte de alimento são as folhas, frutos e flores de plantas lenhosas, principalmente espécies de acácia, que elas navegam em alturas que a maioria dos outros herbívoros não conseguem alcançar. Eles podem ser caçados por leões, leopardos, hienas-malhados e cães selvagens africanos. As girafas vivem em rebanhos de fêmeas relacionadas e seus descendentes, ou em solteiros de machos adultos não relacionados, mas são gregários e podem se reunir em grandes agregações. Os machos estabelecem hierarquias sociais através do "necking", que são ataques de combate nos quais o pescoço é usado como arma. Os machos dominantes têm acesso de acasalamento às fêmeas, que são as únicas responsáveis ​​por criar os filhotes.

A girafa tem intrigado várias culturas, antigas e modernas, por sua aparência peculiar, e costuma aparecer em pinturas, livros e desenhos animados. É classificado pela União Internacional para a Conservação da Natureza como Vulnerável à extinção e foi extirpado de muitas partes de sua antiga faixa. As girafas ainda são encontradas em vários parques nacionais e reservas de caça, mas as estimativas a partir de 2016 indicam que existem aproximadamente 97.500 membros da Girafa em estado selvagem. Mais de 1.600 foram mantidos em zoológicos em 2010.

Girafa (Giraffa)

Espécies e subespécies
Atualmente, a IUCN reconhece apenas uma espécie de girafa com nove subespécies. Em 2001, uma taxonomia de duas espécies foi proposta. Um estudo de 2007 sobre a genética de Giraffa sugeriu que eram seis espécies: a girafa da África Ocidental, Rothschild, reticulada, masai, angolana e sul-africana. O estudo deduziu das diferenças genéticas no DNA nuclear e mitocondrial (mtDNA) que as girafas dessas populações são reprodutivamente isoladas e raramente cruzam, embora nenhum obstáculo natural impeça seu acesso mútuo. Isso inclui populações adjacentes de girafas Rothschild, reticuladas e Masai. A girafa Masai também foi sugerida para consistir em possivelmente duas espécies separadas pelo Vale do Rift.

As girafas reticuladas e masai têm a maior diversidade de mtDNA, o que é consistente com as girafas originárias do leste da África. As populações mais ao norte estão mais relacionadas ao primeiro, enquanto as ao sul estão mais relacionadas ao segundo. As girafas parecem selecionar parceiros do mesmo tipo de pelagem, que são impressos nelas como bezerros. As implicações desses achados para a conservação das girafas foram resumidas por David Brown, principal autor do estudo, que declarou: "Agrupar todas as girafas em uma espécie obscurece a realidade de que alguns tipos de girafas estão à beira. Algumas dessas populações são numerosas. apenas algumas centenas de indivíduos e precisam de proteção imediata ".

Um estudo de 2011, usando análises detalhadas da morfologia das girafas e aplicação do conceito de espécies filogenéticas, descreveu oito espécies de girafas vivas. As oito espécies são: G. angolensis, G. antiquorum, G. camelopardalis, G. giraffa, G. peralta, G. reticulata, G. thornicrofti e G. tippelskirchi.

Um estudo de 2016 também concluiu que as girafas vivas consistem em várias espécies. Os pesquisadores sugeriram a existência de quatro espécies, que não trocam informações genéticas entre 1 milhão e 2 milhões de anos. Essas quatro espécies são a girafa do norte (G. camelopardalis), girafa do sul (G. giraffa), girafa reticulada (G. reticulata) e girafa Masai (G. tippelskirchi). Desde então, uma resposta a esta publicação foi publicada, destacando sete problemas na interpretação dos dados e concluindo "as conclusões não devem ser aceitas incondicionalmente".

Em 2016, havia cerca de 90.000 indivíduos de Girafa na natureza. Em 2010, havia mais de 1.600 em cativeiro nos zoológicos registrados no Species360 (sem incluir os zoológicos não pertencentes ao Species360 ou qualquer outro mantido por pessoas particulares).

Girafa (Giraffa)

Existem também sete espécies extintas de girafa, listadas da seguinte forma:

† Giraffa gracilis
† Giraffa jumae
† Giraffa priscilla
† Giraffa punjabiensis
† Giraffa pygmaea
† Giraffa sivalensis
† Giraffa stillei

www.megatimes.com.br

www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem