Dinossauros | Dinosauriformes

Dinossauros | Dinosauriformes

Os dinossauros, ou mais comumente conhecidos como dinossauros, formam uma superordem e um clade extremamente diverso de sauropsídeos da subclasse de diapsides. São arquossauros ovíparos, possuindo em comum uma postura ereta e compartilhando uma série de sinapomorfias, como a presença de uma crista deltopeitoral alongada ao nível do úmero e um acetábulo perfurando a pelve. Presente no meio do Ladiniano (último andar do Triássico Médio), cerca de 240 Ma, eles desaparecem quase inteiramente durante a extinção do Cretáceo-Paleogene, há 66 Ma. Os pássaros emergiram de pequenos dinossauros terópodes jurássicos . Assim, a sobrevivência dos pássaros nessa extinção, sua considerável diversificação durante o Cenozoico, faz dele o único grupo atual de dinossauros vivos.

Este grupo de vertebrados principalmente terrestres experimentou considerável sucesso evolutivo no Mesozoico, dominando a fauna continental entre o Triássico Superior e o Cretáceo Superior por mais de 170 Ma. Presente em todos os continentes desde o final do Triássico, eles incluem muito vários animais terrestres e voadores, bípedes e quadrúpedes, carnívoros e herbívoros, tendo desenvolvido toda uma série de inovações esqueléticas e tegumentares, como chifres, cordilheiras, pratos e penas. Os dinossauros não aviários incluem entre eles os animais maiores e mais pesados ​​do continente. No entanto, um grande número de dinossauros não excedeu o tamanho de um ser humano e alguns deles eram menores que uma galinha.

A classificação padrão dos dinossauros distingue dois grandes clados de acordo com a morfologia de sua bacia: Ornithischia e Saurischia. Os Ornithischia (ou Ornithischiens) incluem apenas dinossauros herbívoros que os paleontologistas se dividem em três grupos principais, o Ornithopoda agrupando principalmente dinossauros bípedes, incluindo os famosos dinossauros "bico de pato" (ou Hadrosauridae), a Marginocefalia, que inclui dinossauros com colarinho e cúpula óssea no topo da cabeça (respectivamente Ceratopsia e Pachycephalosauria) e, finalmente, o Thyreophora, que inclui dinossauros quadrúpedes encimados por armaduras, pás e placas ósseas nas costas e cauda (Ankylosauria e o Stegosauria). Os Saurischia (ou Saurischians) são divididos em dois clades distintos, o Theropoda, que inclui dinossauros bípedes e dinossauros carnívoros e piscívoros, além de dinossauros emplumados e dinossauros voadores (os pássaros em sua maioria), e Sauropodomorpha, geralmente quadrúpedes e animais muito grandes com pescoço longo, cabeça pequena e cauda longa.

Dinossauros | DinosauriformesEm 2017, Matthew Baron e seus colegas propõem uma revisão dessa classificação, agrupando, por um lado, terópodes e ornitísquios em um único clado (ornithoscelidae) e, por outro lado, sauropodomorphs e herrerasauridae em dentro do clado saurísquico (que não inclui mais terópodes)

O termo Dinosauria foi proposto pelo paleontólogo inglês Richard Owen em abril de 1842. Desde meados do século XIX até o final da década de 1960, os dinossauros eram considerados pelos cientistas como lagartos gigantes, répteis de sangue frio, desajeitados. e lento, tendo desaparecido no final das vítimas mesozoicas de sua estupidez. Iniciado pelo paleontólogo americano John Ostrom em 1969, o "renascimento dos dinossauros" é caracterizado por um interesse renovado no estudo de dinossauros, que eram então reconhecidos como animais ativos, provavelmente endotérmicos, mesmo que todos os estudos não concordam e têm comportamentos sociais complexos, bem distintos dos nossos répteis atuais.

Os dinossauros despertaram grande interesse público assim que foram descobertos, e as encenações de esqueletos reveladas em exposições sempre foram as principais atrações dos museus de todo o mundo. Os dinossauros tornaram-se parte integrante da cultura popular nos séculos XX e XXI, apresentados em uma infinidade de livros e sucessos de bilheteria, como Jurassic Park e A Era do Gelo. Hoje, se uma "dinomania" afeta crianças em particular, a curiosidade popular nunca foi negada e novas descobertas relatadas regularmente pela mídia mantêm um certo fascínio por esses animais. A palavra "dinossauro" passou amplamente para a linguagem cotidiana e seu uso muitas vezes imprudente tende a atribuir esse termo falsamente a outros animais extintos, como pterossauros, répteis marinhos (mosassauros, plesiossauros etc.) e répteis de mamíferos como Dimetrodon ou edaphosaurus que não eram dinossauros.

Dinossauros | Dinosauriformes
Dinossauros | Dinosauriformes
Dinossauros | Dinosauriformes
Dinossauros | Dinosauriformes

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem