Rio | Aspectos Geoambientais dos Rios

Rio | Aspectos Geoambientais dos Rios

Rio | Aspectos Geoambientais dos Rios

Um rio é um grande fluxo natural de água corrente. Rios são encontrados em todos os continentes e em quase todo tipo de terra. Alguns fluem o ano todo. Outros fluem sazonalmente ou durante os anos chuvosos. Um rio pode ter apenas quilômetros de extensão ou pode abranger grande parte de um continente.

Os rios mais longos do mundo são o Nilo na África e a Amazônia na América do Sul. Ambos os rios correm por muitos países. Durante séculos, os cientistas debateram qual rio é mais longo. Medir um rio é difícil porque é difícil identificar exatamente o começo e o fim. Além disso, o comprimento dos rios pode mudar à medida que serpenteiam, são represados ou seus deltas crescem e diminuem.

Estima-se que o Amazonas tenha entre 6.259 quilômetros (3.903 milhas) e 6.800 quilômetros (4.225 milhas) de comprimento. Estima-se que o Nilo tenha entre 5.499 quilômetros (3.437 milhas) e 6.690 quilômetros (4.180 milhas) de comprimento. Não há debate, no entanto, que a Amazônia transporta mais água do que qualquer outro rio na Terra. Aproximadamente um quinto de toda a água doce que entra nos oceanos vem da Amazônia.

Os rios são importantes por muitas razões. Uma das coisas mais importantes que eles fazem é transportar grandes quantidades de água da terra para o oceano. Lá, a água do mar evapora constantemente. O vapor de água resultante forma nuvens. As nuvens carregam a umidade sobre a terra e a liberam como precipitação. Esta água doce alimenta rios e córregos menores. O movimento da água entre a terra, o oceano e o ar é chamado de ciclo da água. O ciclo da água reabastece constantemente o suprimento de água doce da Terra, essencial para quase todos os seres vivos.

Rio | Aspectos Geoambientais dos Rios

Anatomia de um Rio
Não existem dois rios exatamente iguais. No entanto, todos os rios têm certas características em comum e passam por estágios semelhantes à medida que envelhecem.

O início de um rio é chamado de fonte ou nascente. A fonte pode ser uma geleira derretida, como a geleira Gangotri, a fonte do rio Ganges na Ásia. A fonte pode estar derretendo a neve, como as neves dos Andes, que alimentam o rio Amazonas. A fonte de um rio pode ser um lago com um fluxo que flui, como o lago Itasca, no estado americano de Minnesota, a fonte do rio Mississippi. Uma nascente borbulhando no chão também pode ser a cabeceira de um rio. A fonte do rio Danúbio é uma fonte na Floresta Negra da Alemanha.

Desde a sua nascente, um rio corre ladeira abaixo como um pequeno riacho. A precipitação e as águas subterrâneas aumentam o fluxo do rio. Também é alimentado por outros riachos, chamados tributários. Por exemplo, o rio Amazonas recebe água de mais de 1.000 afluentes. Juntos, um rio e seus afluentes formam um sistema fluvial. Um sistema fluvial também é chamado de bacia de drenagem ou bacia hidrográfica. A bacia hidrográfica de um rio inclui o rio, todos os seus afluentes e quaisquer recursos de água subterrânea na área.

O fim de um rio é sua foz. Aqui, o rio deságua em outro corpo de água - um rio maior, um lago ou o oceano. Muitos dos maiores rios desembocam no oceano.

A água corrente de um rio tem um grande poder para esculpir e moldar a paisagem. Muitas formas de relevo, como o Grand Canyon, no estado americano do Arizona, foram esculpidas por rios ao longo do tempo. Esse processo é chamado de intemperismo ou erosão.

A energia da água corrente do rio vem da força da gravidade, que puxa a água para baixo. Quanto mais íngreme a encosta de um rio, mais rápido o rio se move e mais energia ele tem.

O movimento da água em um rio é chamado de corrente. A corrente é geralmente mais forte perto da fonte do rio. Tempestades também podem aumentar a corrente. Uma corrente rápida pode mover pedras grandes. Estes se separam e os pedaços que são transportados na água em movimento raspar e cavar no fundo do rio, ou leito.

Pouco a pouco, um rio arranca pedras e terra ao longo de seu leito e as leva rio abaixo. O rio esculpe um vale estreito em forma de V. Corredeiras e cachoeiras são comuns aos rios, principalmente perto de suas nascentes.

Rio | Aspectos Geoambientais dos Rios

Eventualmente, o rio corre para terras mais baixas. À medida que a inclinação de seu percurso se achata, o rio corta menos profundamente seu leito. Em vez disso, começa a enrolar de um lado para o outro em curvas repetidas chamadas meandros. Essa ação amplia o vale do rio.

Ao mesmo tempo, o rio começa a deixar para trás algumas das rochas, areia e outros materiais sólidos coletados a montante. Este material é chamado de sedimento. Uma vez que o sedimento é depositado, ele é chamado de aluvião. O aluvião pode conter uma grande quantidade de solo erodido a montante e pelas margens de seus meandros. Por esse motivo, um rio deposita solo muito fértil na planície de inundação. Uma planície de inundação é a área próxima ao rio que está sujeita a inundações.

A parte mais profunda de um leito do rio é chamada de canal. O canal geralmente está localizado no meio de um rio. Aqui, a corrente é frequentemente forte. Nos grandes rios, os navios viajam em canais. Os engenheiros podem cavar ou cavar canais mais profundos para que mais água possa fluir através do rio ou o rio possa transportar navios maiores.

Perto do final de sua jornada, o rio diminui e pode parecer se mover lentamente. Tem menos energia para cortar a terra e não pode mais carregar uma carga pesada de sedimentos. Onde o rio encontra o oceano ou um lago, pode depositar tanto sedimento que uma nova terra, um delta, é formada.

Nem todos os rios têm deltas. A Amazônia não tem um verdadeiro delta, por exemplo. A força das marés e correntes do Oceano Atlântico impede o acúmulo de sedimentos. Os deltas quase sempre têm solo fértil. O Delta do Nilo e o Delta do Ganges são as principais áreas agrícolas do Egito e Bangladesh, por exemplo.

Os Rios Através da História

Os Rios Através da História
Os rios sempre foram importantes para as pessoas. Nos tempos pré-históricos, as pessoas se instalavam às margens dos rios, onde encontravam peixe para comer e água para beber, cozinhar e tomar banho.

Mais tarde, as pessoas aprenderam que o solo fértil ao longo dos rios é bom para o cultivo. As primeiras grandes civilizações do mundo surgiram nas férteis planícies de inundação do Nilo no Egito, no Indo no sul da Ásia, no Tigre e no Eufrates no Oriente Médio e no Huang (amarelo) na China.

Séculos depois, os rios forneciam rotas para comércio, exploração e assentamento. O rio Volga, na Europa Oriental, permitiu que as culturas escandinavas e russas, perto da fonte do rio, trocassem bens e idéias com culturas persas, perto da foz do Volga, no sul da Europa. O rio Hudson, no estado americano de Nova York, recebeu o nome do explorador inglês Henry Hudson, que usou o rio para explorar o que era então o Novo Mundo.

Quando cidades e indústrias se desenvolveram, a água corrente dos rios fornecia energia para operar máquinas. Centenas de fábricas operavam fábricas movidas pelo Tamisa na Inglaterra, Mississippi nos Estados Unidos e Ruhr na Alemanha.

Os rios continuam importantes hoje. Se você olhar para um mapa do mundo, verá que muitas cidades conhecidas estão nos rios. As grandes cidades fluviais incluem a cidade de Nova York, Nova York; Buenos Aires, Argentina; Londres, Inglaterra; Cairo, Egito; Kolkata, Índia; e Xangai, China. De fato, os rios são geralmente as partes mais antigas das cidades. Paris, França, por exemplo, recebeu o nome do povo da Idade do Ferro conhecido como Parisii, que vivia nas ilhas e margens do rio Sena, que flui pela cidade.

Os rios continuam a fornecer rotas de transporte, água para beber e irrigação de terras agrícolas e energia para residências e indústrias.

Rios da Europa

Rios da Europa
O rio mais longo da Europa é o Volga. Flui aproximadamente 3.685 quilômetros (2.290 milhas) através da Rússia e deságua no Mar Cáspio. O Volga é usado há séculos para transportar madeira das florestas do norte, grãos de fazendas ao longo de seu vale e produtos manufaturados. O rio também é conhecido por seu esturjão, um tipo de peixe grande cujos ovos são usados ​​para fazer uma iguaria famosa - caviar russo.

O Tamisa, na Inglaterra, é um dos rios mais históricos da Europa. Ao longo de suas margens fica a cidade de Londres, uma área urbana movimentada há mais de mil anos. Em 100 D.C., Londres já havia se tornado um importante assentamento romano e posto comercial. Devido à sua localização no rio e perto do litoral, Londres se tornou a principal cidade e centro comercial da Inglaterra.

O rio mais movimentado da Europa é o Reno, que corre dos Alpes na Suíça, passando pela Alemanha e Holanda e deságua no Mar do Norte. Ela flui por muitas regiões industriais e agrícolas e transporta barcaças carregadas de produtos agrícolas, carvão, minério de ferro e uma variedade de produtos manufaturados.

Rios da Ásia

Rios da Ásia
O rio mais longo e mais importante da Ásia é o Yangtze, na China. Ela flui das montanhas Dangla, entre o Tibete e a província chinesa de Qinghai. Esvazia no Mar da China Oriental 6.300 quilômetros (3.915 milhas) depois. O Yangtze é uma estrada para o comércio no país mais populoso do mundo.

O Yangtze também é um rio agrícola. Seu vale é uma das principais regiões produtoras de arroz e sua água é usada para irrigar os campos. Muitos chineses vivem no rio em casas flutuantes ou veleiros chamados junks.

O rio Yangtze é o lar da usina hidrelétrica mais poderosa do mundo, a barragem das Três Gargantas. Eventualmente, a planta poderá produzir constantemente 22.500 megawatts de energia. A população rural da China terá acesso a eletricidade acessível para residências, empresas, escolas e hospitais. A criação da barragem das Três Gargantas foi um dos maiores feitos de engenharia da história. Os engenheiros represaram o Yangtze, criando um reservatório de 39,3 quilômetros cúbicos (31,9 milhões de acres) ou lago artificial.

O Ganges é o maior rio do subcontinente indiano da Ásia. É sagrado para os milhões de seguidores da religião hindu. Por milhares de anos, os hindus adoraram o rio como uma deusa, Ganga Ma (Mãe Ganges). Os hindus acreditam que a água do rio purifica a alma e cura o corpo. Milhões de pessoas usam o Ganges todos os dias para tomar banho, beber e indústria.

O histórico sistema fluvial do Tigre e do Eufrates flui da Turquia através da Síria e do Iraque e para o Golfo Pérsico. Os rios estão em uma área chamada Crescente Fértil. A região entre os dois rios, conhecida como Mesopotâmia, é o chamado "berço da civilização". As primeiras evidências de civilização e agricultura - cultivo e domesticação de animais - aparecem no Crescente Fértil.

Rios da América do Norte

Rios da América do Norte
Na América do Norte, os rios serviam de rodovia para tribos nativas e, posteriormente, para exploradores europeus.

Os exploradores franceses começaram a viajar pelo St. Lawrence e outros rios do Canadá nos anos 1500. Eles encontraram uma abundância de peixes e outros animais selvagens e encontraram tribos nativas americanas que caçavam castores. Os exploradores levaram peles de castor de volta à Europa, onde eram usadas para fazer chapéus da moda. Logo, caçadores exploraram e viajaram redes de rios na América do Norte em busca de peles de castores. O estabelecimento de postos comerciais ao longo dos rios mais tarde abriu caminho para colonos europeus permanentes.

O rio St. Lawrence ainda é uma via navegável principal. O rio, que deságua no Atlântico, está ligado aos Grandes Lagos pelo St. Lawrence Seaway - uma série de canais, eclusas, represas e lagos. O St. Lawrence Seaway permite que navios oceânicos entrem no interior do continente.

O Mississippi é o principal rio da América do Norte. Flui aproximadamente 3.766 quilômetros (2.340 milhas) pelo coração dos Estados Unidos, de sua fonte em Minnesota até seu delta na Louisiana e no Golfo do México.

Os exploradores espanhóis e franceses viajaram pela primeira vez pelo Mississippi nos anos 1500 e 1600. Em 1803, os Estados Unidos compraram quase todo o vale do rio Mississippi da França como parte da compra da Louisiana. Depois disso, o Mississippi foi amplamente percorrido por comerciantes e colonos em jangadas, barcos e barcaças.

Com a introdução do barco a vapor, uma nova era industrial começou no Mississippi. Os carregadores de rodas carregavam mercadorias comerciais para cima e para baixo do rio. Logo, os barcos de trabalho foram acompanhados por navios de cruzeiro e outros navios de luxo. O escritor Mark Twain, que já foi piloto de barco a vapor no rio, descreveu essa época em seu livro Life on the Mississippi.

Com o tempo, o Mississippi ganhou importância como uma rota comercial. Hoje, transporta navios de carga e barcaças em linhas que podem se estender por mais de um quilômetro. Grandes quantidades de petróleo, carvão e outros produtos volumosos são transportados no rio por enormes barcaças empurradas por poderosos rebocadores.

O rio Colorado da América do Norte é famoso por formar o Grand Canyon no Arizona. Por milhões de anos, o rio abriu caminho através de camadas de rocha para esculpir o canyon. Há muito tempo, o rio corria através de uma planície plana. Então a crosta terrestre começou a subir, levantando a terra. O rio começou a cortar a terra. O Grand Canyon agora tem cerca de um quilômetro e meio de profundidade no ponto mais profundo e 29 quilômetros de largura no ponto mais largo.

Rios da América do Sul

Rios da América do Sul
A força do rio Amazonas na América do Sul supera todos os outros rios do planeta. A quantidade de água que flui através do Amazonas é maior que a quantidade transportada pelo Mississippi, o Yangtze e o Nilo juntos.

O Rio Amazonas começa como um riacho gelado no alto da Cordilheira dos Andes, no Peru. Flui pelo Brasil e deságua no Oceano Atlântico. O Rio Amazonas e seus afluentes drenam uma bacia que cobre uma área igual a três quartos dos Estados Unidos.

Os primeiros europeus a ver o Amazonas foram exploradores espanhóis, que a viajaram nos anos 1500. Eles encontraram um grupo de nativos que pareciam mulheres, ou assim a história continua. Os exploradores chamavam o povo de Amazonas, em homenagem a mulheres guerreiras descritas na mitologia grega. Mais tarde, o nome Amazonas foi atribuído ao rio.

Durante grande parte de seu curso, a Amazônia flui pela maior floresta tropical do mundo. A região possui fauna abundante e incomum, incluindo peixes carnívoros chamados piranhas; peixe enorme chamado pirarucu, que pode pesar mais de 125 kg; e cobras gigantes chamadas anacondas.

Algumas tribos da Amazônia permanecem independentes da cultura ocidental. O povo Tagaeri, por exemplo, continua vivendo uma vida nômade em torno da Amazônia e seus afluentes na floresta tropical do Equador. Devido à demanda de madeira da floresta tropical, as terras dos povos indígenas da Amazônia estão encolhendo. Hoje, existem menos de 100 Tagaeri vivendo na floresta tropical.

Os rios fornecem energia para muitas comunidades sul-americanas. A barragem de Itaipú cruza o rio Paraná na fronteira Brasil-Paraguai. A construção da barragem exigiu o trabalho de milhares de trabalhadores e custou mais de US $ 12 bilhões. A usina da barragem pode produzir regularmente cerca de 12.600 megawatts de eletricidade. O enorme reservatório formado pela barragem fornece água para beber e para irrigação.

Rios da África

Rios da África
Os dois maiores rios da África são o Nilo e o Congo.

Um afluente do Nilo, o Nilo Branco, flui de pequenos riachos nas montanhas do Burundi através do Lago Victoria, o maior lago da África. O outro tributário, o Nilo Azul, começa no lago Tana, na Etiópia. Os dois se juntam em Cartum, no Sudão. O Nilo então flui pelo deserto do Saara no Sudão e no Egito e deságua no mar Mediterrâneo. Como a área onde os tributários se encontram é próxima das duas fontes do Nilo, a área é chamada de Nilo Superior, mesmo que seja mais ao sul geograficamente. O Baixo Nilo atravessa o Egito.

Uma das primeiras civilizações do mundo se desenvolveu ao longo do Baixo Nilo. A civilização egípcia antiga surgiu há cerca de 5.000 anos atrás. Estava diretamente relacionado ao Nilo e suas inundações anuais. A cada ano, o rio transbordava, espalhando ricos sedimentos por sua ampla planície de inundação. Isso tornou a terra extremamente fértil. Os agricultores egípcios foram capazes de cultivar colheitas abundantes. De fato, os antigos egípcios chamavam sua terra de Kemet, que significa "Terra Negra", por causa do solo rico e preto depositado pelo rio.

Os egípcios também usaram o Nilo como uma importante rota de transporte para o interior do Mediterrâneo e do Africano. O Pschent, ou coroa dupla usada pelos monarcas egípcios, combinava simbolismo do Alto Nilo e do Baixo Nilo. Uma coroa alta e branca, em forma de alfinete de boliche, representava as terras do Alto Nilo. Esta coroa foi combinada com uma coroa vermelha pontuda que tinha um fio encaracolado saindo da frente. A cor vermelha simbolizava os solos vermelhos do Baixo Egito, enquanto o fio encaracolado representava uma abelha. Ao vestir o Pschent, um governante egípcio assumiu a liderança de todo o Nilo.

O Nilo forneceu aos egípcios empreendedores material para formar uma civilização poderosa. Do papiro, uma cana alta que crescia no rio, os egípcios faziam uma espécie de papel, além de cordas, tecidos e cestos. Os egípcios também construíram grandes cidades, templos e monumentos ao longo do rio, incluindo túmulos para seus monarcas ou faraós. Muitos desses monumentos antigos ainda estão de pé.

O rio Congo flui através do meio da África, através de uma imensa floresta tropical equatorial, antes de desaguar no Oceano Atlântico. O Congo perde apenas para a Amazônia em termos de fluxo de água. É o rio mais profundo do mundo, com profundidades medidas de mais de 230 metros (750 pés). Grandes áreas urbanas, incluindo as capitais de Brazzaville, República do Congo e Kinshasa, República Democrática do Congo, ficam às margens do rio.

Na República Democrática do Congo, o rio é a principal rodovia para o transporte de mercadorias como algodão, café e açúcar. Os barcos que viajam pelo rio variam de canoas a grandes cargueiros.

O rio também fornece uma abundância de peixes para a África central. Os pescadores usam cestos e redes pendurados em postes altos, através de quedas e corredeiras para capturar peixes. Eles também usam redes mais tradicionais operadas em terra ou em barcos.

Rios da Austrália

Rios da Austrália
Grande parte da Austrália é árida, mas os rios ainda correm por ela. Os principais rios da Austrália são Murray e Darling, ambos na parte sudeste do continente. O Murray flui cerca de 2.590 quilômetros (1.610 milhas) das montanhas nevadas para uma lagoa no Oceano Índico. Perto da cidade de Wentworth, o Murray é acompanhado pelo Darling, um rio de 2.739 quilômetros que flui das terras altas da costa leste.

Os australianos indígenas deram grande importância ao rio Murray. O vale Murray tinha a maior densidade populacional do continente antes da chegada dos europeus no século XVI.

Em meados do século XIX, os agricultores europeus haviam se estabelecido ao longo dos rios e de alguns de seus afluentes. A maioria dos agricultores australianos criava ovelhas e gado. Os barcos fluviais começaram a operar nas águas e as cidades cresceram ao longo das margens.

Grande parte das terras agrícolas da Austrália ainda se encontra dentro da bacia Murray-Darling, onde a água do rio irriga cerca de 1,2 milhão de hectares (3 milhões de acres). A região é o principal fornecedor das exportações agrícolas do país - lã, carne bovina, trigo e laranjas.

Rios Poluídos

Rios Poluídos
Durante séculos, as pessoas dependiam dos rios para muitas coisas. Os rios forneceram hidrovias para o transporte, locais de construção convenientes para as cidades e terras férteis para a agricultura. Esse uso extensivo dos rios contribuiu para sua poluição. A poluição dos rios veio do despejo direto de lixo e esgoto, do descarte de resíduos tóxicos das fábricas e do escoamento agrícola contendo fertilizantes e pesticidas.

Na década de 1960, muitos dos rios do mundo estavam tão poluídos que peixes e outros animais selvagens não podiam mais sobreviver neles. Suas águas se tornaram inseguras para beber, nadar e outros usos. Um dos exemplos mais famosos de um rio poluído foi o Cuyahoga. O Cuyahoga é um rio movimentado no estado americano de Ohio que deságua no Lago Erie. É uma estrada importante para bens e serviços do Centro-Oeste aos Grandes Lagos. Em 1969, a poluição oleosa em Cuyahoga era tão grande que o rio realmente pegou fogo - algo que havia feito mais de uma dúzia de vezes nos séculos 19 e 20.

Desde o incêndio de 1969, leis mais rigorosas ajudaram a limpar rios poluídos. As leis restringiram as substâncias que as fábricas podem despejar nos rios, limitaram a quantidade de escoamento agrícola, proibiram pesticidas tóxicos como o DDT e exigiram tratamento de esgoto.

Embora a situação em algumas partes do mundo tenha melhorado, sérios problemas permanecem. O rio Citarum, na Indonésia, por exemplo, é frequentemente citado como o rio mais poluído do mundo. As fábricas de têxteis próximas ao Citarum jogam resíduos tóxicos no rio. O lixo flutuando no topo do rio é tão espesso que a água é invisível.

Mesmo depois que as comunidades limitam a poluição dos rios, produtos químicos tóxicos podem permanecer. Muitos poluentes levam anos para se dissolver. Os poluentes também se acumulam na vida selvagem do rio. Os produtos químicos tóxicos podem se apegar às algas, que são comidas por insetos ou peixes, que são comidas por peixes ou pessoas maiores. Em cada estágio da cadeia alimentar do rio, a quantidade do produto químico tóxico aumenta.

Em partes da América do Norte e Europa, também há o grave problema da chuva ácida. A chuva ácida se desenvolve quando as emissões das fábricas e veículos se misturam com a umidade do ar. O ácido que se forma pode ser tóxico para muitos seres vivos. A chuva ácida cai como chuva e neve. Ele se acumula em geleiras, córregos e lagos, poluindo a água e matando a vida selvagem.

Ambientalistas, governos e comunidades estão tentando entender e resolver esses problemas de poluição. Para fornecer água potável segura e habitats onde os peixes e outros animais selvagens possam prosperar, os rios devem ser mantidos limpos.

Barragens
Uma barragem é uma barreira que interrompe ou desvia o fluxo de água ao longo de um rio. Os seres humanos construíram barragens por milhares de anos.

As barragens são construídas para muitos propósitos. Algumas barragens impedem inundações ou permitem que as pessoas desenvolvam ou “recuperem” terras anteriormente submersas por um rio. Outras barragens são usadas para mudar o curso de um rio em benefício do desenvolvimento ou da agricultura. Outros ainda fornecem suprimentos de água para áreas rurais ou urbanas próximas. Muitas barragens são usadas para fornecer eletricidade às comunidades locais.

Em 1882, a primeira usina hidrelétrica do mundo foi construída no rio Fox, na cidade americana de Appleton, Wisconsin. Desde então, milhares de usinas hidrelétricas foram construídas em rios em todo o mundo. Essas plantas aproveitam a energia da água corrente para produzir eletricidade. Cerca de 7% de toda a energia nos Estados Unidos e 19% da energia no mundo são provenientes de usinas hidrelétricas. A China é o maior produtor mundial de energia hidrelétrica.

A energia hidrelétrica é renovável porque a água é constantemente reabastecida através da precipitação. Como as usinas hidrelétricas não queimam combustíveis fósseis, elas não emitem poluição ou gases de efeito estufa. No entanto, a energia hidrelétrica tem alguns efeitos negativos no meio ambiente.

Barragens e usinas hidrelétricas alteram o fluxo e a temperatura dos rios. Essas mudanças no ecossistema podem prejudicar peixes e outros animais selvagens que vivem no rio ou perto dele. E embora as usinas hidrelétricas não liberem gases de efeito estufa, a vegetação podre aprisionada nos reservatórios das barragens pode produzi-las. O material vegetal em decomposição emite dióxido de carbono, um dos principais gases de efeito estufa, na atmosfera.

As barragens também afetam as pessoas que vivem perto dos rios. Por exemplo, mais de 1,3 milhão de pessoas tiveram que se mudar de suas casas para abrir caminho para a represa das Três Gargantas da China e seu reservatório. As organizações de direitos humanos afirmam que muitas dessas pessoas não receberam a compensação que lhes foi prometida em troca de serem deslocadas.

Além disso, as barragens podem afetar as populações de peixes e a fertilidade das planícies de inundação. Os peixes podem não ser capazes de migrar e desovar. Os agricultores que dependiam das inundações férteis podem ser isolados do rio por uma barragem. Isso pode prejudicar os meios de subsistência dos pescadores e agricultores que vivem ao longo do rio, bem como dos consumidores que precisam pagar preços mais altos pelos alimentos.

Barragens com reservatórios muito grandes também podem causar terremotos. Terremotos acontecem quando duas ou mais das placas tectônicas que compõem a crosta terrestre deslizam uma contra a outra. O peso da água nos reservatórios pode fazer com que as rachaduras ou falhas existentes nessas placas escorreguem e criem um terremoto.

Gestão de Rios

Gestão de Rios
O gerenciamento de rios é o processo de equilibrar as necessidades de muitas partes interessadas ou comunidades que dependem dos rios. Os rios fornecem habitats naturais para peixes, pássaros e outros animais selvagens. Eles também oferecem áreas de recreação e oportunidades esportivas, como pesca e caiaque.

As indústrias também dependem dos rios. Os rios transportam mercadorias e pessoas através dos continentes. Eles fornecem energia acessível para milhões de residências e empresas.

Agricultores e agronegócios costumam contar com rios para o transporte. Os rios também fornecem água para irrigação.

Os gerentes fluviais devem considerar as necessidades de todos os participantes atuais e futuros.

Curiosidades
O rio Amazonas costumava fluir na direção oposta. Hoje, o rio flui das montanhas do Peru, a oeste, para o Oceano Atlântico, a leste. Mas há milhões de anos, ele realmente fluiu de leste a oeste, esvaziando o Oceano Pacífico. O fluxo mudou quando as montanhas dos Andes começaram a crescer no final do período cretáceo (cerca de 65 milhões de anos atrás).

Rios Míticos
Os gregos antigos acreditavam que cinco rios circundavam Hades, o submundo. Esses rios são Styx (ódio), Phlegethon (fogo), Acheron (tristeza), Cocytus (lamentação ou tristeza) e Lethe (esquecimento). Os gregos acreditavam que as almas mortas tinham que atravessar o rio Acheron, um ramo dos Styx, para alcançar o submundo. Atravessaram uma balsa pilotada por Charon, o barqueiro de Hades.

 Rio Ganges
Os hindus sempre acreditaram que a água do rio Ganges tem poderes purificadores. Embora milhões de pessoas tomem banho no rio regularmente, ele geralmente não espalha cólera, febre tifoide ou outras doenças transmitidas pela água. Os cientistas descobriram que os vírus bacteriófagos destroem os germes das bactérias na água do Ganges. Além disso, o Ganges possui até 25 vezes mais oxigênio dissolvido do que qualquer outro rio do mundo. O oxigênio ajuda a evitar a putrefação (apodrecimento) da matéria orgânica no rio. Os cientistas não sabem por que o rio retém tanto oxigênio.

Postagem Anterior Próxima Postagem