Leão (Panthera leo)

Leão (Panthera leo)

Leão (Panthera leo)

Leão (Panthera leo) é uma espécie da família Felidae; é um felino musculoso, de peito profundo, com cabeça curta e arredondada, pescoço e orelhas reduzidos e um pêlo peludo no final da cauda. É sexualmente dimórfico; os leões machos têm uma juba proeminente, que é a característica mais reconhecível da espécie. Com um comprimento típico da cabeça ao corpo de 184–208 cm (72–82 pol.), Eles são maiores que as fêmeas entre 160–184 cm (63–72 pol.). É uma espécie social, formando grupos chamados de orgulho. Um orgulho de leão consiste em alguns machos adultos, fêmeas relacionadas e filhotes. Grupos de leões fêmeas geralmente caçam juntos, predando principalmente grandes ungulados. O leão é um predador de ápice e pedra angular, embora alguns leões vasculhem quando ocorrem oportunidades e são conhecidos por caçar seres humanos, embora a espécie normalmente não o faça.

Normalmente, o leão habita pradarias e savanas, mas está ausente em florestas densas. Geralmente é mais diurna do que outros felinos, mas quando perseguida, adapta-se a ser ativa à noite e ao crepúsculo. No Pleistoceno, o leão varreu toda a Eurásia, África e América do Norte, mas hoje foi reduzido a populações fragmentadas na África Subsaariana e a uma população criticamente ameaçada no oeste da Índia. Está listado como Vulnerável na Lista Vermelha da IUCN desde 1996, porque as populações nos países africanos caíram cerca de 43% desde o início dos anos 90. As populações de leões são insustentáveis ​​fora das áreas protegidas designadas. Embora a causa do declínio não seja totalmente compreendida, a perda de habitat e os conflitos com os seres humanos são as maiores causas de preocupação.

Um dos símbolos de animais mais amplamente reconhecidos na cultura humana, o leão tem sido amplamente representado em esculturas e pinturas, em bandeiras nacionais e em filmes e literatura contemporâneos. Os leões são mantidos em zoológicos desde a época do Império Romano e têm sido uma espécie-chave procurada para exibição em jardins zoológicos em todo o mundo desde o final do século XVIII. Representações culturais de leões foram proeminentes no período do Paleolítico Superior; esculturas e pinturas das cavernas de Lascaux e Chauvet na França foram datadas de 17.000 anos atrás, e representações ocorreram em praticamente todas as culturas antigas e medievais que coincidiram com as faixas anteriores e atuais do leão.

Leão (Panthera leo)
Leão (Panthera leo)
Leão (Panthera leo)
Leão (Panthera leo)

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem