FLORESTA TEMPERADA - FAUNA E FLORA DAS FLORESTAS TEMPERADAS

Floresta Temperada
Floresta Temperada

Floresta Temperada

A Floresta Temperada encontra-se nas latitudes médias, sobretudo no hemisfério norte. Possui espécies decíduas, ou seja, que perdem suas folhas durante o inverno para suportar a baixa temperatura e a sequidão. É uma floresta com árvores espaçadas e solo recoberto por gramíneas e contém bem menos espécies que as matas tropicais. As principais árvores são os carvalhos, os bordos e as faias. As florestas temperadas ocorrem no leste dos EUA, no centro da Europa, nas ilhas do Reino Unido, no nordeste da China, nas duas Coreias, no sul do Japão, no sudeste da África do Sul, no sul do Chile, na Nova Zelândia e no sudeste da Austrália.

Flora

A flora é composta por três grupos principais de árvores: decíduas, coníferas e de folhas largas. As decíduas, que são árvores que perdem suas folhas durante o inverno. As folhas só voltam a crescer na primavera. Entre os exemplos estão bordos, carvalhos, castanheiros, faias e olmos.

Já as árvores coníferas têm esse nome porque as sementes se desenvolvem em forma de cone. Essas árvores também são chamadas de sempre-vivas porque são verdes em todas as épocas do ano. São exemplos de árvores coníferas abetos e cedros.

As árvores de folha larga têm como característica a manutenção da folhagem no inverno. Têm imensa quantidade de gordura, o que ajuda a manter a água no durante o inverno. Oliveiras e eucalipto estão entre os principais exemplos.

Além das árvores, a cobertura vegetal é bastante variada, contendo ainda arbustos e plantas herbáceas e plantas rasteiras. Há também espécies vegetais de vida perene, ocorrendo somente na primavera e verão.

Fauna

A fauna nas florestas temperadas é bastante variada, de animais de grande, pequeno porte e invertebrados. Nesses biomas são encontrados javalis, gatos bravos, linces, lobos, raposas, aves de grande porte, ursos, esquilos e veados.

Por conta da definição clara das estações, há animais que têm comportamento peculiar no inverno, como os ursos, que hibernam, e os esquilos, que armazenam comida. Há, ainda, os animais de hábitos noturnos, como morcegos, corujas, gambás e gatos selvagens.

Em decorrência das particularidades das regiões, a ocorrência de animais varia de floresta para floresta. Animais como marsupiais, ursos coalas, gambás e cangurus são comumente encontrados na Austrália.

Cervos, ursos, leões da montanha e coelhos vivem nas florestas temperadas do Canadá e dos Estados unidos. Ursos pandas gigantes e pandas vermelhos são característicos da China.

No Canadá e nos Estados Unidos, cervos, ursos, leões da montanha, linces, os coelhos, pica-paus e muitas aves menores são típicos nesse bioma. Na China, espécies ameaçadas, como pandas gigantes e pandas vermelhos sobrevivem na floresta temperada.

Aquecimento Global

Estepe

Tundra

http://www.megatimes.com.br/
http://www-geografia.blogspot.com.br/
Postagem Anterior Próxima Postagem