Viveiro Rondinha, Produção de Mudas Para Recuperação de Áreas Degradadas em Colorado do Oeste | Rondônia

Viveiro Rondinha, Produção de Mudas Para Recuperação de Áreas Degradadas em Colorado do Oeste | Rondônia
 Plantio de mudas no Igarapé Central em parceria com instittuição de ensino em Colorado do Oeste
Plantio de mudas no Igarapé Central em parceria com instittuição de ensino em Colorado do Oeste

O Viveiro de mudas de árvores nativas “Rondinha” está localizado na área da própria madeireira no Setor Industrial do Município de Colorado do Oeste - Ro. A implantação do viveiro foi uma iniciativa da Madeireira Rondinha em parceria com a SEDAM e GTEA (O GTEA, atualmente não faz parte) , desde sua fundação em Julho de 2007, quando começou com 50.000 (cinquenta mil) mudas por ano. E continua produzindo a mesma média de mudas por ano. 

Mudas prontas para o Plantio em áreas de Recuperação AmbientalMudas prontas para o Plantio em áreas de Recuperação Ambiental

Mudas em crescimento
Mudas em crescimento
Mudas em crescimento

O principal objetivo do viveiro é produzir mudas de espécies nativas da região para atender as nescessidades dos propritários rurais em projetos de recuperação de Área de Preservação Permanente – APP do Rio Sete Voltas que abastece a Cidade de Colorado do Oeste com água tratada.A colheita de sementes é realizada na forma de parceria com os proprietários rurais da região, onde eles trazem as sementes ou os técnicos da SEDAM vão até a propriedade rural fazer a colheita.

São realizadas semeaduras de sementes diretas nas sacolas plásticas e no germinador, quando as mudas do germinador atingiram de 10 a 12 cm, é feita a repicagem, ou seja, a transferência para sacolas plásticas.

Sacolas plásticas prontas para o plantio de mudasSacolas plásticas prontas para o plantio de mudas
Plantio de mudas Plantio de mudas

No Viveiro há a identificação nos canteiros das espécies com os Nomes Comuns e Nomes Científicos. A rotina de trabalho na manutenção do viveiro é feta pelos responsáveis técnicos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental - SEDAM, para que as mudas existentes e as sementes que foram semeadas se desenvolvam adequadamente: irrigação executada manualmente, com regadores; trocar as mudas de lugar, quando as raízes começam a brotar na terra; e excluir as espécies indesejáveis. Estas são as atividades desenvolvidas no Viveiro.

A maioria das mudas produzidas no Viveiro, quando estão prontas para o plantio, são destinadas a produtores rurais na recuperação de Área de Preservação Permanente – APP e Reserva Legal – RL nas propridades rurais.

As espécies que são plantadas no viveiro são as seguintes:

  • Pinho Cuiabano,
  • Cerejeiras,
  • Mogno,
  • Mulungu,
  • Ingá,
  • Jambo,
  • Buritis,
  • entre outras.

Os responsáveis pelo Viveiro Rondinha de Colorado do Oeste são: Orlando da Silva, Sebastião Domingues e Fidelis de Oliveira.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org