PARNA DE JERICOACOARA NO ESTADO DO CEARÁ

Parque Nacional de Jericoacoara no Estado do Ceará

O Parque Nacional (Parna) de Jericoacoara, no estado do Ceará, foi criado em fevereiro de 2002, com área de 8.416 hectares, a partir da recategorização parcial da Área de Proteção Ambiental criada em 1984, e da redefinição de seus limites em junho de 2007.

Foram ajustados os limites referentes à localização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Vila de Jericoacoara e os limites sul e oeste do parque, ampliando a área para 8.850 hectares, incluindo também uma faixa marítima com um quilômetro de largura, paralela à linha costeira.

O Parna tem como objetivo proteger amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico.

A Unidade de Conservação possui um grande potencial turístico. A Pedra Furada, formação rochosa considerada ícone de Jericoacoara e uma das principais paisagens do Parque Nacional, é visitada por um grande número de turistas.

Por sua vez, o Serrote, formação rochosa que se eleva ao nordeste da Vila de Jericoacoara, apresenta o ponto culminante do parque, onde está localizado o farol a uma altitude de 95 metros. Do campo de dunas, que se estende por quase toda a extensão do parque, destaque para a Duna do Pôr do Sol.

Há ainda passeio ecológico nos manguezais e nas lagoas temporárias, que formam uma atração à parte. As praias são a maior atração do Parque Nacional, tendo uma grande variedade, desde as que possuem grande número de frequentadores até as isoladas ou propícias para prática de esportes náuticos.

Superfície
6.295 hectares

Bioma
Ecosisstemas Costeiros

Um fato de grande relevância histórica é o relato de Vicente Yanes Pizon (Capitão da Nau Nina, da frota de Cristovão Colombo), que ancorou na enseada de Jericoacoara em 1499. Porém tal fato não foi oficializado em sua época por consequência do Tratado de Tordesilhas, que entrara em vigor no mesmo ano.

Clima
O clima da região é caracterizado como quente e úmido, com chuvas do verão ao outono (Koepen)com temperaturas médias oscilando entre 35 ° C e 22 °C e com o período de seca variando de 5 a 6 meses. A média anual pluviométrica é de 1364mm (Governo do Ceará).

Relevo
O ambiente costeiro apresenta-se extremamente vulnerável e composto por paisagens distintas: Serrote, Restinga, Dunas, Lagoas, Tabuleiro, Manguezal, Gramados Halofíticos e praias.

Flora
Possui bioma costeiro. A vegetação é caracterizada por diversas fitofisionomias, como cerrado, caatinga. Vegetação de porte herbáceo e gramíneas.

Fauna
A fauna desta região é representada principalmente pela avifauna, ictiofauna e cetáceos, porém há relatos e evidências de mamíferos de pequeno e médio porte. Há 38 famílias de aves no local, sendo que várias espécies são raras ou estão ameaçadas de extinção.

Legislação Ambiental

Colocamos a disposição a legislação mais utilizadas no cumprimento das ações desenvolvidas pelo PNJ/ICMBio na proteção e gestão ambiental.

Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 - Lei dos Crimes Ambientais

 LEI No 9.985, DE 18 DE JULHO DE 2000 (SNUC) - Regulamenta o art. 225, § 1o, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências.

Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008 - Dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente, estabelece o processo administrativo federal para apuração destas infrações, e dá outras providências.

Instrução Normativa ICMBio Nº 06 de 1º de dezembro de 2009 - Dispõe sobre o processo e os procedimentos para apuração de infrações administrativas por condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

Decreto s/n de 4 de fevereiro de 2002 - Cria o Parque Nacional de Jericoacoara.

Lei Nº 11.486 de de 15 de junho de 2007 - Redefine os limites do Parque Nacional de Jericoacoara

Lei Nº 11.516, de 28 de agosto de 2007 - Cria o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade- ICMBio.

Conama 428/10 de 17 de dezembro de 2010 - Dispõe, no âmbito do licenciamento ambiental sobre a autorização do órgão responsável pela administração da Unidade de Conservação (UC),

Conama 302/02 de 20 de março de 2002 - Dispõe sobre os parâmetros, definições e limites de Áreas de Preservação Permanente de reservatórios artificiais e o regime de uso do entorno.

Portaria 84/11 de 20 de outubro de 2011 - Aprova o Plano de Manejo do Parque nacional de Jericoacoara.

Objetivos Específicos Da Unidade

Proteger e preservar amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar oportunidades controladas para uso público, educação e pesquisa científica.

Principais Atrativos do Parque Nacional de Jericoacoara

O Parque possui diversos atrativos, que incluem desde a prática de esportes radicais em belas praias e lagoas até a contemplação de monumentos naturais como a Pedra Furada, principal cartão-postal de Jericoacoara.

A partir da Vila de Jericoacoara, os turistas têm a oportunidade de realizar diversos passeios para visitar atrativos como o Serrote, a Pedra Furada e a Árvore da Preguiça, além de passeios de canoa pelos belos manguezais do Rio Guriú, para avistamento dos cavalos-marinhos (Hippocampusreidi).

Também há a opção de realizar passeios a cavalo pelas praias e dunas do Parque, além de passeios de buggy junto a operadores de turismo locais para conhecer atrativos situados no entorno da unidade, como a Lagoa do Paraíso, Lagoa Azul e Tatajuba, por exemplo.

O Parque Nacional e Vila de Jericoacoara abrigam uma enseada cuja praia está voltada para o poente, o que proporciona um belo espetáculo ao fim do dia, pois possibilita que turistas e moradores contemplem diariamente o espetáculo do Sol se pondo sobre o mar.

Aspectos Culturais e Históricos

Um fato de grande relevância histórica é o relato de Vicente Yanes Pizon (Capitão da Nau Nina, da frota de Cristovão Colombo), que ancorou na enseada de Jericoacoara em 1499. Porém tal fato não foi oficializado em sua época por consequência do Tratado de Tordesilhas, que entrara em vigor no mesmo ano.

Usos Conflitantes que Afetam a Unidade e seu Entorno

O mangue, um dos mais destacados ecossistemas ocorrentes nesta região, está fortemente pressionado pela ocupação humana em suas bordas, com destaque para o assentamento do INCRA em Mangue Seco.

A beleza estonteante das dunas se debruçando no mar azul de Jeri - Foto: Eduardo Issa

Dunas, praias desertas, restingas, lagoas, mangues, mandacarus, pouquíssimos lugares no Brasil você encontra uma paisagem tão mesclada e ao mesmo tempo fascinante por sua beleza. O parque nacional foi criado em fevereiro de 2002, abrangendo uma área de 8.416 ha, resultado de uma recaterigorização parcial da APA (Área de Proteção Ambiental) de Jericoacoara. Há relatos de que o navegador Vicente Pizon, capitão de umas das naus de Cristóvão Colombo, teria aportado nas águas de Jericoacoara em 1499, registro que não foi oficializado em virtude do Tratado de Tordesilhas que entrou em vigor naquele mesmo ano. Não é difícil afirmar que Pizon não conheceu bem Jeri, pois se tivesse não teria abandonado jamais este paraíso.

Algumas preciosidades da região como a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso não estão dentro dos limites do parque, mas estão protegidas pela APA. Ao lado da vila, um afloramento rochoso conhecido como Serrote, além de ser o antigo nome de Jeri, atualmente funciona como um escudo de proteção para as construções.

O que fazer

- Banhos de mar nas belas praias do Parque Nacional
- Prática de esportes náuticos, como windsurfe, kitesurfe, surfe e Stand UpPaddle (SUP)
- Passeio de canoa para observação de cavalos-marinhos no manguezal do Rio Guriú
- Caminhadas pelas praias e campos de dunas móveis
- Passeios de buggy, charrete ou aluguel de cavalos
- Ciclismo

Quando Ir

O parque pode ser visitado durante todo o ano. A época das chuvas se concentra entre os meses de fevereiro e maio, contudo os dias chuvosos são permeados por períodos de sol intenso.

Durante o restante do ano o Parque Nacional de Jericoacoara é privilegiado com dias ensolarados e vento constante, ideal para a prática de esportes náuticos a vela.

Como Chegar

Partindo de Fortaleza, pela rodovia CE 085, também conhecida como rodovia do "Sol Poente", chega-se à sede do município de Jijoca de Jericoacoara, distante 294 km da capital. Seguindo de Jijoca, após mais 20 km de estrada de terra chega-se à Vila de Jericoacoara, que se encontra envolvida pelos limites do Parque Nacional.

Onde Ficar

As opções de hospedagem em Jericoacoara vêm aumentando com o crescimento do turismo por lá. A vila conta com hotel, diversas pousadas e camping. São inúmeras opções distantes no máximo 400 metros da entrada do Parque. Há também diversas opções de pousadas na Lagoa de Jijoca ou Lagoa do Paraíso (próximo à entrada de Lagoa Grande), e ainda na Praia do Preá, antes da entrada no Parque.

Ingressos

Ainda não há visitação formal, atividade que só pode começar com o Plano de Manejo em vigor. Portanto, não pode haver cobrança de ingresso antes do Plano de Manejo. Segundo a equipe do Parque Nacional de Jericoacoara a revisão do Plano já foi realizada e o mesmo deve ser publicado em breve.

Orientações

O Parque possui normas específicas que visam à conservação de seu patrimônio natural e da biodiversidade associada.

Assim, dentro dos limites do parque nacional é proibido:

- Trânsito de veículos automotores sobre dunas fixas ou móveis;
- Deixar lixo nos locais visitados;
- Coletar, perseguir ou apanhar espécimes da fauna silvestre;
- Fazer fogueiras no interior do parque

Mais informações do Parque Nacional de Jericoacoara

Fonte: www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem