Parque Nacional da Amazônia | AM/PA

Parque Nacional da Amazônia | AM/PA

Parque Nacional da Amazônia | AM/PA


O Parque Nacional da Amazônia situa-se no município de Itaituba, na região Sudoeste do estado do Pará, Brasil. Possui uma área de 945.851,00 (ha). O perímetro do parque é de 508.366,413 metros. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.

Objetivos
Preservar vários ecossistemas amazônicos naturais, com a finalidade científica, educativa e recreativa.

Parque Nacional da Amazônia | AM/PAAtrativos
A melhor época para visitação ao Parque Nacional da Amazônia é entre os meses de julho e dezembro, quando as chuvas diminuem. Durante a visitação é possível observar uma grande diversidade de espécies animais e vegetais.

Parque Nacional da Amazônia | AM/PA

Os próprios habitantes do local constróem trilhas, no relevo suavemente ondulado, que levam a cachoeiras , praias e serras do Rio Tapajós. O turista também passa por outras cidades, no passeio pelo rio, que inclui aventura entre corredeiras, afloramentos, praias, bancos de areia e igarapés.

Na cidade de Santarém acontece o encontro entre os rios Tapajós e Amazonas. Outras opções de lazer são: Forte Príncipe da Beira, Estrada de Ferro Madeira Mamoré, Museu Ferroviário Madeira Mamoré, Ponte sobre o Rio Jacy, Rio Madeira, Capela de Santo Antonio, Jerusalém da Amazônia, Lago do Cuniã, Acervo Lítico, Indígena e Cultural, Parque Circuito, Vale do Apertado e Vale do Guaporé.

Como o Parque Nacional da Amazônia não tem estrutura para abrigar os visitantes, uma das alternativas é hospedar-se em barcos próximos ao parque. Outra curiosidade é que a existência de índios impossibilitou a criação de mais reservas. O número de funcionários é pequeno, se comparado com o tamanho do lugar: são 11, sendo que três são do ICMBio e oito que cuidam da vigilância e limpeza. A infra-estrutura conta com 1 Toyota (1989); 1 Pampa (1989); 1 barco de alumínio; 1 motor de popa (3 Hp); sistema de comunicação (telefax e 8 rádios transmissores - 5 móveis e 3 fixos). 75% da área total é regularizada.

O visitante tem três maneiras de chegar ao Parque. De avião, via Belém/Manaus/Itaituba, fluvial, pelo Rio Tapajós partindo de Santarém até Itaituba. Ou rodoviária indo pela Transamazônica (BR - 230).

Antecedentes legais
A criação desta unidade surgiu através do Programa de Integração Nacional iniciado pelo Governo em 1970. Em 1971 uma área de 6 milhões de hectares, designada "Polígono de Altamira", foi desapropriada pelo INCRA. O Grupo de Operações da Amazônia (GOA) propôs que um milhão de hectares do Polígono deveria ser reservado sob a categoria de Parque Nacional.

Aspectos culturais e históricos
A Floresta Amazônica é e sempre foi um dos grandes patrimônios do Brasil. A grandiosidade da floresta Amazônica, com uma quantidade infindável de espécies animais e vegetais fez com que ela fosse conhecida como a região mais biodiversa do planeta. Para preservar a região, freqüente vítima crimes ambientais, foi criado em 1974, o Parque Nacional da Amazônia.

Aspectos físicos e biológicos
Clima
O clima é quente úmido, com um a dois meses secos. A temperatura média anual é de 24 a 26°C, com a máxima de 38 a 40° C e a mínima de 12 a 16 ° C.

Relevo
Suavemente ondulado.

Vegetação
Há Predominância da Floresta Tropical Úmida, com grande diversidade de espécies e formas, sendo que as maiores árvores possuem a altura média de 50 metros; e, devido a luminosidade, os estratos inferiores apresentam grande número de plantas trepadeiras, musgos, líquens, orquídeas, entre outras.

Fauna
Rica em espécies, porém, com pequeno número de indivíduos, normalmente de hábitos noturnos. Encontra-se também espécies ameaçadas de extinção como a ariranha, o peixe-boi e o tamanduá-bandeira, além dos répteis e uma notável fauna aquática.

Ecologia: Pará ganha mais nove unidades de conservação ambiental

O Estado do Pará terá mais nove Unidades de Conservação. O Ministério do Meio Ambiente, o Ibama e a Secretaria do Meio ambiente do Estado do Pará iniciam nesta sexta-feira (16) a série de consultas públicas para que a comunidade participe do processo de criação e ampliação dessas áreas.

As consultas ocorrem durante o mês de setembro. A primeira é agora no dia 16, em Belém, às 16 horas, no Auditório da agência de Desenvolvimento da Amazônia. A segunda acontece dia 20, em Novo Progresoo, às 9 horas na Igreja Matriz Santa Luzia. No dia 22, a consulta é em Itaituba, às 9 horas, na Área de Lazer dos Cabos e Soldados de Itaituba. A última consulta ocorre dia 24, ás 14 horas, no auditório da prefeitura Municipal de Jacareacanga.

Os governos federal e estadual esperam que um grande número de pessoas compareça às audiências quando poderão apresentar suas dúvidas, sugestões e críticas à proposta. Segundo destaca o diretor de áreas protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Maurício Mercadante, é fundamental o comparecimento da população. "A qualidade da proposta depende da efetiva participação dos líderes e das pessoas interessadas nesse processo".

Também está prevista a ampliação do Parque Nacional da Amazônia, no município de Itaituba e Jacareacanga. A área geral que será discutido nas consultas é de 7.369.575 hectares, num total superior ao estado da Bahia.
Amazônia
Amazônia
Amazônia
Amazônia

Unidades criadas
  1. Floresta Nacional/Estadual de Trairão, nos municípios de Itaituba, Rurópolis e Trairão;
  2. Floresta Nacional/Estadual do Amaná, nos municípios de Itaituba e Jacareacanga;
  3. Área de Proteção Ambiental Tapajós, nos municípios da Itaituba, Jacareaganga, Novo Progresso e Trairão;
  4. Floresta Nacional/Estadual do Crepori, no município de Jacareacanga;
  5. Floresta Nacional/Estadual do Jamanxim, nos minicípios de Itaituba e Novo Progresso;
  6. Parque Nacional/Estadual do Jamanxim, nos municípios de Itaituba e Trairão;
  7. Floresta Estadual do Iriri, no município de Altamira;
  8. Parque Nacional/Estadual do Rio Novo, nos municípios de Itaituba e Novo Progresso.
Postagem Anterior Próxima Postagem