Parque Nacional do Araguaia | Tocantins

Parque Nacional do Araguaia | Tocantins

Parque Nacional do Araguaia | TocantinsO Parque Nacional do Araguaia está localizado o Estado do Tocantins e foi criado durante a gestão do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, em 31 de dezembro de 1959, no norte do Estado de Goiás, atualmente Tocantins.

Inicialmente, o Parque Nacional do Araguaia ocupava toda a área da Ilha do Bananal, cerca de 2 milhões de hectares. Atualmente, após as diversas mudanças em sua área, o Parque Nacional ocupa apenas uma pequena porção de terra no norte da Ilha, o equivalente a 180.056 hectares.

Está localizado no terço norte da Ilha do Bananal, sudoeste do Estado do Tocantins, abrangendo parte dos municípios de Pium e Lagoa da Confusão. O Parque Nacional do Araguaia está situado em uma faixa de transição entre Floresta Amazônica, Cerrado e Pantanal, é constituído por diversas espécies da fauna, presentes nestes três biomas, além de uma cobertura vegetal bastante diversificada, apresentando vários cenários naturais de raras belezas. Esta unidade de conservação deve propiciar não somente o recebimento de turistas e visitantes, mas principalmente, realizar a manutenção e conservação da alta taxa de diversidade biológica presente.

Parque Nacional do Araguaia | TocantinsHoje, o Parque Nacional do Araguaia é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), por meio do Escritório local localizado na cidade de Pium, Tocantins.

História
  • 17 de dezembro de 1959 - Lei Estadual 2.370 de Goiás autoriza a doação da Ilha do Bananal para União, com o objetivo de criar o Parque Nacional do Araguaia.
  • 31 de dezembro de 1959 - Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira cria o Parque Nacional do Araguaia.
  • 1 de março de 1973 - Presidente Emílio Garrastazu Médici promulga Decreto 71.879 cria o Parque Indígena do Araguaia separando a área do Parque Nacional do Araguaia que fica com a terça parte da ilha, localizada ao norte.
  • 24 de junho de 1980 - Presidente João Batista Figueiredo, através do Decreto 84.444 regulamenta a área do Parque Nacional do Araguaia em 557.714 hectares no extremo norte da Ilha do Bananal.
  • 18 de abril de 2006 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina decreto homologando a Terra Indígena Inãwébohona dos índios Javaés, dentro do Parque Nacional do Araguaia que passa a ter somente 180.056 hectares.
Fonte: www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem