Parque Nacional do Viruá | Roraima

Parque Nacional do Viruá | Roraima

Parque Nacional do Viruá | RoraimaO Parque Nacional do Viruá tem mais de 227.000 hectares e está localizado no município de Caracaraí, estado de Roraima, Extremo norte do Brasil. O nome é devido ao igarapé que tem nascente no interior do Parque.

O clima do Parque Nacional do Viruá é equatorial (quente e úmido), apresentando pequena estação seca, com maiores quedas pluviométricas no outono. Na sua parte Sul, a área compreende uma vasta superfície praticamente plana, com predomínio de solos arenosos e mal drenados, com grande quantidade de lagoas. Na sua parte Norte, ocorrem morros residuais com altitudes modestas.Ao longo da extensão Oeste, delimitada pelo Rio Branco, há ocorrência de planícies aluvionares inundáveis, situação observada também na porção Sul, ao longo do Rio Anauá.

A instalação da grade de trilhas no Parna do Viruá foi idealizada pelos integrantes do Núcleo Regional PPBio Roraima e concluída em Março de 2006, seu sítio de amostragem é uma grade completa de um Sítio PELD (25 km2). Dados obtidos dessa forma são os mais completos e os mais úteis para o monitoramento de longo prazo e comparações geográficas. Estudos de monitoramento nas grades devem utilizar os métodos descritos em metadados de dados de estudos anteriores do PPBio, ou incluir uma fase de calibração dentro do projeto para garantir que os dados possam ser comparados.

Fonte:  www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem