FLORESTA ESTADUAL - FLORESTAS ESTADUAIS DO ESTADO DO ACRE

Floresta Estadual do Rio GregórioFlorestas estaduais do estado Acre

Floresta Estadual do Rio Gregório

Superfície
216.062 hectares

Bioma

Amazônia 100%
Floresta Ombrófila Densa 4%
Floresta Ombrófila Aberta 96%

Clima

O clima da área em questão é caracterizado como sendo quente úmido. O clima dominante nesta área pertence ao Grupo A (Clima Tropical chuvoso), caracterizado por apresentar temperatura média no mês mais frio sempre superior a 18 °C, limite abaixo do qual não se desenvolvem determinadas plantas tropicais. A precipitação varia de 2.191 a 2.296 mm, sendo o período entre junho e agosto o menos chuvoso. A umidade relativa apresenta-se em níveis elevados durante todo o ano, com médias mensais em torno de 80 a 90%.

A exploração extrativista se concentra basicamente com a extração do látex, atendendo os preceitos da sustentabilidade.

As florestas estaduais do Rio Gregório, do Rio Liberdade e do Mogno são Unidades de Conservação de Uso Sustentável. Tais florestas são áreas de posse e domínio público estadual e estão localizadas quase que na totalidade no município de Tarauacá, com uma pequena porção no município de Cruzeiro do Sul, totalizando cerca de 450 mil hectares.

Floresta Estadual do Rio Liberdade

Floresta Estadual do Rio Liberdade
Superfície
126.360 hectares.

Bioma

Amazônia 100%
Floresta Ombrófila Aberta 100%

As florestas estaduais do Rio Liberdade, do Rio Gregório e do Mogno são Unidades de Conservação de Uso Sustentável. Tais florestas são áreas de posse e domínio público estadual e estão localizadas quase que na totalidade no município de Tarauacá, com uma pequena porção no município de Cruzeiro do Sul, totalizando cerca de 450 mil hectares.

Floresta Estadual do Mogno Floresta Estadual do Mogno

MognoMogno
Superfície
143.897 hectares

Bioma

Amazônia 100%
Floresta Ombrófila Densa 4%
Floresta Ombrófila Aberta 96%

As florestas estaduais do Mogno, do Rio Gregório e do Rio Liberdade são Unidades de Conservação de Uso Sustentável. Tais florestas são áreas de posse e domínio público estadual e estão localizadas quase que na totalidade no município de Tarauacá, com uma pequena porção no município de Cruzeiro do Sul, totalizando cerca de 450 mil hectares.

Floresta Estadual Antimary

Floresta Estadual Antimary Serengueira - Hevea brasiliensis

Localização
No centro-leste do Estado do Acre, com o nordeste da área fazendo fronteira com o Estado do Amazonas.

Superfície

66.168 hectares

Bioma

Amazônia 100%
Floresta Ombrófila Aberta 45%
Floresta Ombrófila Densa 55%

Castanheira - Bertholletia excelsaCastanheira - Bertholletia excelsa

A exploração de castanha e borracha são as principais fontes de renda, seguida pela coleta de óleo de copaíba, de sementes florestais, agricultura de subsistência, além da participação nas atividades do manejo madeireiro.

A exploração da castanha (Bertholletia excelsa) e da borracha (Hevea brasiliensis) são as principais fontes de renda das famílias. A ocupação máxima da área esteve entre 80 a 100 famílias.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem