Área de Proteção Ambiental da Chapada dos Guimarães | Mato Grosso


Área de Proteção Ambiental da Chapada dos Guimarães | Mato Grosso

Área de Proteção Ambiental da Chapada dos Guimarães | Mato GrossoÁrea de Proteção Ambiental da Chapada dos Guimarães | Mato Grosso
Área de Proteção Ambiental da Chapada dos Guimarães - A região abriga um valioso banco genético devido à junção de diferentes tipos de flora, como as florestas de galeria, os cerrados e os campos rupestres, além de inúmeras nascentes, como as dos rios Coxipó, Coxipó-Açu, Água Fria, Bom Jardim, Cachoeirinha, Aricazinho e Formoso, que formam o rio Cuiabá. Criada em 1995, com 251.847 hectares, a APA da Chapada dos Guimarães (MT) abrange os municípios de Cuiabá, da Chapada dos Guimarães, de Campo Verde e de Santo Antônio de Leverger. Além de garantir a conservação do conjunto paisagístico e da cultura regional, a APA visa proteger e preservar as cavernas, os sítios arqueo-paleontológicos, a cobertura vegetal e a fauna silvestre da região.

Para proteger o Parque Nacional, recortado de modo a ficar quase que apenas com as áreas de paredões, formações rochosas e suas grotas, foi criada em sua volta a Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada de Guimarães. O decreto estadual do governo de Mato Grosso procura assegurar um mínimo de garantia de cumprimento às leis ambientais nas terras particulares em torno do parque nacional.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem