Área de Proteção Ambiental da Chapada dos Guimarães | Mato Grosso


Área de Proteção Ambiental da Chapada dos Guimarães | Mato Grosso

Área de Proteção Ambiental da Chapada dos Guimarães | Mato GrossoÁrea de Proteção Ambiental da Chapada dos Guimarães | Mato Grosso
Área de Proteção Ambiental da Chapada dos Guimarães - A região abriga um valioso banco genético devido à junção de diferentes tipos de flora, como as florestas de galeria, os cerrados e os campos rupestres, além de inúmeras nascentes, como as dos rios Coxipó, Coxipó-Açu, Água Fria, Bom Jardim, Cachoeirinha, Aricazinho e Formoso, que formam o rio Cuiabá. Criada em 1995, com 251.847 hectares, a APA da Chapada dos Guimarães (MT) abrange os municípios de Cuiabá, da Chapada dos Guimarães, de Campo Verde e de Santo Antônio de Leverger. Além de garantir a conservação do conjunto paisagístico e da cultura regional, a APA visa proteger e preservar as cavernas, os sítios arqueo-paleontológicos, a cobertura vegetal e a fauna silvestre da região.

Para proteger o Parque Nacional, recortado de modo a ficar quase que apenas com as áreas de paredões, formações rochosas e suas grotas, foi criada em sua volta a Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada de Guimarães. O decreto estadual do governo de Mato Grosso procura assegurar um mínimo de garantia de cumprimento às leis ambientais nas terras particulares em torno do parque nacional.

www.megatimes.com.br