ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) DE PETRÓPOLIS - RJ

APA DE PETRÓPOLIS - RJ
Localização
A Área de Proteção Ambiental (APA) de Petrópolis, a primeira do país e a única localizada numa área urbana.

Superfície
Possui 589,6 km2 de área, inclui do primeiro ao terceiro distritos do município de Petrópolis, além de parte dos municípios de Duque de Caxias, Magé e Guapimirim. Pelas suas características, a APA Petrópolis apresenta problemas e soluções únicos, e que servem de modelo para outras unidades de conservação.

Fauna
As espécies de fauna da APA Petrópolis incluem a onça parda, cachorro do mato, mão pelada, gato do mato, jaguatirica, paca, caxinguelê, sagüi, macaco prego, tapiti, queixada, caititu, tatu, ouriço e quati. Entre as aves, o inhambu, anu, dacu, bico-de-lacre, beija-flor, tico-tico, tziu e trinca-ferro. A relação de répteis tem o teiú, cobra-coral, jararacuçu, a cobra-cipó, a cobra-de-capim e a jararaca.

Ouriço

Flora

A vegetação, característica da Mata Fluvial Atlântica, conta com espécies como o rabo-de-galo (símbolo da APA), angico, a arariba rosa, braúna, cabriúva, jacarandá, jatobá vermelho, óleo pardo, orquídeas e bromélias, entre as quais uma espécie, a Tillandsia grazielae, que só pode ser encontrada numa determinada região da Maria Comprida.

Floresta Atlântica

A Área de Proteção Ambiental (APA) de Petrópolis faz parte do Zoneamento Ambiental da cidade, que permite avaliar a real situação das áreas de preservação permanente. Além disso, de acordo a APA, serão estabelecidas estratégias tanto para a recuperação das áreas degradadas como para a ocupação ordenada das áreas passíveis de expansão. Os dados já divulgados revelaram que 50% da área da APA estão preservados, e que a área livre disponível para ocupação é mínima.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem