ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) GUAPIMIRIM - RJ

APA GUAPIMIRIM - RJ
Localização
A APA de Guapimirim engloba os manguezais da porção oriental da baía de Guanabara, nos municípios de Magé, Guapimirim, Itaboraí e São Gonçalo. Entre as coordenadas geográficas 22°40' - 22°46' S e 42°57' - 43°07' W.

Superfície
Com uma área aproximada de 14.000 ha, tem como limites: ao Norte, a rodovia BR-493 e a área urbana do município de Magé; ao Sul, a serra de Itaúna e ilha de Itaoca; a Leste, a rodovia BR-493 e o ramal ferroviário Itambi-Campos e; a Oeste, a baía de Guanabara.

Bioma
Além de manguezais, a APA de Guapimirim compreende regiões ocupadas por atividades agrícolas e zonas urbanas, que são compostas por pequenos núcleos de pescadores, agricultores e população de baixa renda, que respondem por alguns dos principais entraves à adequada gestão da APA: aterros, invasões, vazadouros de lixo, desmatamentos, queimadas e despejo de esgoto. Soma-se a isto, a grande poluição gerada pelo pólo industrial instalado na bacia da baía de Guanabara, caracterizada principalmente por derrames de óleo.

Embora a estrutura física da APA não seja suficiente para efetivar a conservação a que se propõe, a partir do rompimento do oleoduto da Petrobras, ocorrido em janeiro de 2000, foi iniciada uma série de investimentos, na tentativa de contribuir para a preservação deste que é um dos maiores remanescentes de manguezal do estado do Rio de Janeiro.

Manguezal

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem