Área de Proteção Ambiental Cabeceiras do Rio Cuiabá | Mato Grosso

Área de Proteção Ambiental Cabeceiras do Rio Cuiabá | Mato Grosso

Área de Proteção Ambiental Cabeceiras do Rio Cuiabá | Mato Grosso
Superfície
473.411 hectares.

O rio Cuiabá contribui para as cheias do Pantanal matogrossense, de modo que a preservação de suas cabeceiras ajuda a preservar sistemas naturais muito mais amplos e delicados.

As cabeceiras do rio Cuiabá situam-se na porção centro-sul do Estado, região que combina parte da bacia do Teles Pires e do Juruena, ambas amazônicas, e a sub-bacia do Alto Cuiabá, que compõe a bacia do Prata.

Área de Proteção Ambiental Cabeceiras do Rio Cuiabá | Mato GrossoÁrea de Proteção Ambiental Cabeceiras do Rio Cuiabá | Mato GrossoRio Cuiabá

As paisagens da UC são majoritariamente planas entrecortadas por relevos dobrados, compondo um mosaico de planaltos, serras, morrarias, nascentes fluviais e formações vegetais variadas.

Flora
A vegetação é composta pela floresta estacional semidecidual, cerradão e cerrado.

Área de Proteção Ambiental Cabeceiras do Rio Cuiabá | Mato GrossoÁrea de Proteção Ambiental Cabeceiras do Rio Cuiabá | Mato Grosso

Fauna

A região abriga uma fartura de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, o que representa uma das principais justificativas para a criação da UC. Ocorrem a onça-parda, o cachorro-do-mato, o lobo-guará, entre inúmeras outras espécies.

As características gerais dos habitats parecem favorecer algumas espécies maiores, inclusive ameaçadas de extinção no Brasil. Uma delas é o veado campeiro (Ozotoceros bezoarticus).

Diferentes componentes da equipe de campo, em diferentes momentos, registraram observações deste cervídeo, inclusive na forma de bandos numerosos, com fêmeas acompanhadas de filhotes.

A elevada densidade de ninhos de insetos sociais (cupins e formigas) tem sido determinante para a permanência de boas populações de mamíferos mirmecófogos, como o tatu canastra (Priodontes maximus), o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga trydactyla) e a raposa do campo (Lycalopex vetulus).

Área de Proteção Ambiental Cabeceiras do Rio Cuiabá | Mato GrossoVeados campeiros
Área de Proteção Ambiental Cabeceiras do Rio Cuiabá | Mato GrossoTamanduá bandeira
Fonte: Fundação Estadual do Meio Ambiente.
www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem