Área de Relevante Interesse Ecológico Floresta da Cicuta | Rio de Janeiro

Área de Relevante Interesse Ecológico Floresta da Cicuta | Rio de Janeiro

Área de Relevante Interesse Ecológico Floresta da Cicuta | Rio de JaneiroSituada entre as Serras do Mar e da Mantiqueira, abrangendo parte dos municípios de Barra Mansa e Volta Redonda, na região do Médio Vale do Paraíba do Sul, Rio de Janeiro, a Floresta da Cicuta encontra-se atualmente protegida pelo Decreto nº. 90.792 de 9 de janeiro de 1985, estando enquadrada na categoria de Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE).

Esta UC localiza-se entre as coordenadas de 22º 24’ e 22º 38’ Sul e 44º 09’ e 44º 20’ Oeste, compreendendo 131 ha. As altitudes variam entre 300 a 500 m. Na classificação de Köppen, o clima local é mesotérmico (Cwa), com inverno seco e verão quente e chuvoso, com elevados índices de umidade. As temperaturas médias anuais variam entre 17º (julho) e 24ºC (fevereiro) e as precipitações entre 1.000 a 1.600 mm/ano. As normais climatológicas da região indicam uma estação seca e uma estação chuvosa.

Área de Relevante Interesse Ecológico Floresta da Cicuta | Rio de Janeiro

A estação seca compreende os meses de maio a setembro, período de baixas precipitações e temperaturas. A estação chuvosa compreende os meses de outubro a abril, com elevadas temperaturas e concentração das precipitações. A vegetação é caracterizada como Floresta Estacional Semidecidual Submontana. As áreas circunvizinhas são compostas de matas em estágio inicial/ médio de sucessão, antigos plantios de Eucalyptus spp. e pastagens.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem