Parque Estadual da Pedra Azul | Espírito Santo


Parque Estadual da Pedra Azul | Espírito Santo

Parque Estadual da Pedra Azul | Espírito SantoParque Estadual da Pedra Azul | Espírito Santo

Localização
Está localizado no município de Domingos Martins (ES), distante 89 km de Vitória (ES)

Superfície
1.240 hectares.

O Parque Estadual da Pedra Azul foi criado para proteger um conjunto de valores naturais, onde se destaca a Pedra do Lagarto, de formação de granito e gnaisse a 1.822 metros de altura, unida à Pedra Azul, que pode ser vista na BR-262.

A unidade de Conservação se encontra inserida no Bioma da Mata Atlântica, um dos mais diversos e ameaçados.

Parque Estadual da Pedra Azul | Espírito Santo
Pedra do Lagarto - ES
Parque Estadual da Pedra Azul | Espírito SantoParque Estadual da Pedra Azul | Espírito Santo
Parque Estadual da Pedra Azul | Espírito Santo
Os ecossistemas englobados pela área do Parque são os Campos Rupestres (vegetação que se desenvolve sobre as pedras) e a Floresta Ombrófila Altimontana (matas influenciadas pelo regime de chuvas, localizadas acima de 1500 metros de altitude).

A fauna e flora são muito diversas, inclusive com a presença de espécies endêmicas (que só ocorrem na área do Parque).

Acesso
O acesso ao Parque pode ser feito pela Rodovia BR 262, entrando no Km 89, passando pela Rota do Lagarto (ES010) por 2 km até a entrada.

Outro acesso se dá pela rodovia de acesso a Vargem Alta e Cachoeiro (ES164), chegando até a localidade de São Paulinho de Aracê, onde existe acesso para a Rota do Lagarto, com um percurso de 5 km até a entrada do Parque.

Trilhas
As trilhas existentes permitem a contemplação de áreas de Mata Atlântica, passando por mirantes e piscinas naturais. O parque possui duas trilhas: Trilha da Pedra Azul (nível fácil): com distância de 480 m, onde os visitantes são conduzidos até a base da Pedra Azul, passando pelos mirantes da Pedra Azul e do Forno Grande.

Trilha das Piscinas Naturais (nível médio / difícil): com 1400 m, onde os visitantes são conduzidos até as piscinas naturais escavadas sobre a rocha, com uma escalada de 97 m com auxílio de corda. O banho nas piscinas é uma opção de recreação no local.

Parque Estadual da Pedra Azul | Espírito Santo
Macaco-pregoMacaco-prego
Flora
O conjunto da vegetação existente na área do Parque inclui a vegetação rupestre (que se desenvolve sobre pedras) e floresta ombrófila altimontana. As principais espécies encontradas são orquídeas, bromélias, ingás, cedros, cássias, ipês, canjeranas, além de várias espécies de canela.

Parque Estadual da Pedra Azul | Espírito SantoFauna
Sua fauna é diversificada possuindo diversas espécies, tais como: macaco prego, tatu, tamanduá-de-colete, jaguatirica, tucano, araponga, veado catingueiro, mão-pelada, trinca-ferro e sabiá além de animais ameaçados de extinção como sagui-da-serra, onça sussuarana e barbado.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem