PARQUE ESTADUAL DO MIRADOR - MA

Localizaçao
Localizado entre as nascentes dos rios Alpercatas e Itapecuru. Pertence às regiões dos chapadões e planaltos, sendo o cerrado a vegetação característica.

Superfície
500.000 hectares.

Bioma
Cerrado 100%

Savana 56%
Contato Savana - Formações Pioneiras 44%

A área foi escolhida como forma de proteção da Bacia Hidrográfica do Alto Itapecuru, uma das mais importantes do Estado, onde se encontram as nascentes de diversos formadores do rio Itapecuru, responsável pelo abastecimento de vinte cidades maranhenses - inclusive da capital, São Luís.


Rio Itapecuru

Flora
Destaca-se na sua vegetação, árvores de pequeno porte, retorcidas e de casca grossa, entre elas as mais importantes: o pau-terra, o pequi, a lobeira e, ainda, o bacuri e o murici (frutíferas), sucupira e jabota (medicinais), etc. A mata ciliar é constituída principalmente por palmeiras de buriti.

Buritis
Fauna
Entre as espécies da fauna, encontrando algumas espécies de animais ameaçados de extinção como, por exemplo: o urubu-rei, o tatu-canastra e o cachorro-do-mato-vinagre.

Outras espécies de aves: papagaios, periquitos, perdizes, seriemas, gatos-maracajás, veados, cobras, tatus, entre outros.

Urubu-rei

Postagem Anterior Próxima Postagem