RESERVA BIOLÓGICA DO JARÚ - RO

Localização
Está localizada no limite leste do estado de Rondônia, no município de Ji-Paraná. O acesso a partir da capital do estado é feito através da BR-364 até a cidade de Ji-Paraná, daí o acesso até a unidade é através do rio Machado em sua jusante, por mais ou menos 130 km.

Superfície
353.335 hectares.

Bioma
Amazônia 100%
Floresta Ombrófila Aberta 100%


Reserva Biológica do Jarú
Sede da Reserva Biológica do Jaru

Rio Jarú

Reserva Biológica do Jaru se caracteriza pela presença das seguintes unidades: depressão interplanáltica da Amazônia Meridional e planalto dissecado sul da Amazônia, com altitudes que variam de 100 a 400 metros. Os solos predominantes são, em ordem de freqüência: o latossolo amarelo, o podzólico vermelho-amarelo e os solos litólicos.

Clima
Quente e úmido com precipitações elevadas, cujo total anual compensa a ocorrência de uma estação seca, permitindo a existência de florestas tropicais.

Reserva Biológica do Jarú
Flora
A vegetação é composta por Floresta Fluvial predominante com cobertura vegetal do tipo Floresta Tropical Aberta com Palmeiras.

Fauna
Representantes da fauna da Reserva: macacos, guaribas , micos, tamanduás, jacarés e tartarugas. A avifauna é riquíssima: mutuns, jacumins, entre outros. Possui cerca de 2.000 espécies de peixes e 11% de aves conhecidas.

Guariba vermelho
Postagem Anterior Próxima Postagem