PARQUE ESTADUAL PICO DO JABRE - PB

Pico do Jabre

Localização
O Pico do Jabre localiza-se na microrregião da serra do Teixeira, entre os municípios de Maturéia e Mãe D’água, encontra-se no ponto mais alto do Nordeste (mais de 1200 metros de altitude), e área de abrangência de 500 ha. Possui espécies arbóreas de mata úmida e espécies da flora da caatinga; é o único testemunho de mata serrana no estado.

Superfície
5.000 hectares.

Bioma
Floresta Atlântica.

A natureza é pródiga no Pico do Jabre.
A paisagem é deslumbrante. A diversidade fitofisionômica da região com a ocorrência dos serrotes, mata serrana e caatinga é justamente o que proporciona tanta beleza.

Destacam-se ali espécies em extinção como o angico, o cedro, a umburana, a quixabeira e a aroeira. A mata caracteriza-se pela floresta sub-perenifólia de altitude, constituindo o único representante de mata serrana incluída do domínio de Floresta Atlântica da Paraíba.

A Unidade de Conservação Pico do Jabre foi oficialmente reconhecida em 19 de junho de 2002 pelo Decreto Estadual nº 23.060. O Pico do Jabre, que dá nome à unidade, tem 1.197m e é o terceiro ponto mais elevado do Nordeste brasileiro. O parque localiza-se no município de Maturéia, no estado da Paraíba.

Apesar de estar localizado em meio ao sertão semi-árido, o clima é do tipo quente e úmido com chuvas de verão-outono. A temperatura média anual em torno de 21°C, e o período de inverno que vai de janeiro a maio, com uma precipitação média em torno de 800 a 1.000 mm.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem