PARQUE ESTADUAL SETE PASSAGENS - BA


Localização
Está localizado no município de Miguel Calmon, região da Chapada Norte, estado da Bahia, região nordeste do Brasil. Fica a 367 km da capital, Salvador. É berço de algumas bacias hidrográficas, como a do Rio Paraguaçu e do Rio Salitre, pois abrange as nascentes destes rios. O parque também se inclui na bacia do Rio Itapirucu.

Superfície
2.821 hectares.


O Parque é embelezado por dezenas de serras verdejantes, entrecortadas por vales, um espetáculo da natureza que vale a pena desde a aventura em chegar ao lugar até a forma selvagem e pouco explorada em que este se encontra.


Já foram encontradas 16 cachoeiras de rara beleza e saltos admiráveis, emolduradas por matas ainda intocadas, oferecendo para o visitante, ainda mais prazer e admiração. O destaque é a Cachoeira do Sinvaldo, a mais alta, com 168 m de queda livre, a preferida pelos adeptos do rapel. Mas tem também as cachoeiras do Coração (com o salto de 35 metros), do Salto Verde (as águas do rio Lagedo Preto correm por sobre um leito formado por rochas quartiziticas, de cor verde, desenhando nessa calha um grande S).

Do Bico do Urubu, Bico do Tucano, Bico do Espirro, e tantas outras de igual beleza e magia. O lugar também esbanja uma grande variedade de espécies vegetais somente encontradas na região.

Flora
Berço de nascentes de importantes bacias da Bahia, como a Bacia do Salitre e do Paraguaçu, os recursos hídricos da região, e, portanto, do Parque Estadual, são um dos argumentos a mais para a preservação deste espaço natural e singular.

Com se não bastasse tanta beleza e riquezas naturais, aqui também encontra-se a chamada mata estacional, uma área de transição entre a Caatinga e a Mata Atlântica, a qual termina por formar uma flora muito rica, como campos rupestres, típicos de grandes altitudes: o ponto mais alto do parque tem 1.270 m de altitude.

Fauna
Macaco guariba, guigó, quati, tamanduá mirim, gavião, beija-flor, nambu, codorna, açaíra-azul, seriema, irara, macaco prego do papo amarelo, o qual está em extinção, são um dos entre muitos animais que compõem a fauna do Parque Estadual das Sete Passagens, que tem como ave símbolo da região, a bela e misteriosa araponga.

O parque cede seu espaço para atividades que promovam a sua preservação, seja através de trabalhos de educação ambiental, que já estão sendo desenvolvidos pelas escolas municipais de Miguel Calmon, seja mediante o turismo científico.

Em meio a tantas belezas naturais, o parque guarda também marcas vivas de diversas eras passadas. Um tesouro histórico e arqueológico deixado pelos povos primitivos que habitaram essa região. O mostruário dessa pré-história está registrado nas pinturas rupestres feitas sobre formações rochosas próximas a uma pequena gruta no alto da montanha.
Fica no distrito de Itapura que os nativos chamam Mocambo.

Fonte: SEMA

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem