PARQUE ESTADUAL MORRO DO CHAPÉU - BA

Gruta dos Brejões
Superfície
46.000 hectares.

Bioma
Caatinga

Unidade de Proteção Integral.

(Foto: Chico Ferreira)Coroa de Frade
Localização
O Parque Estadual Morro do Chapéu está localizado no estado da Bahia, município de Morro do Chapéu, região de Piemonte da Chapada Diamantina. O parque se encontra na bacia hidrográfica do Rio Paraguaçu.

A área do Parque Estadual do Morro do Chapéu está inserida em uma região de elevado significado cênico/turístico da Chapada Diamantina e tem como objetivos básicos assegurar a proteção de inúmeras espécies de animais raras e ameaçadas de extinção, preservar a vegetação característica, campo rupestre e um ecótono cerrado/caatinga, bem como proteger os sítios arqueológicos existentes na área.

Flora e Fauna
O grau de conservação ambiental do Parque é ressaltado pela presença de felinos de grande porte. A vegetação predominante da área corresponde ao bioma Caatinga, também são encontradas tipologias bastante raras na região, como as dunas.

Apresenta áreas com vegetação arbustiva/herbáceas, formando verdadeiros jardins naturais sobre os afloramentos rochosos. Destaca-se a presença de orquídeas, bromélias e cactáceas.

Aspectos Relevantes
  • Sítios arqueológicos com pinturas rupestres.
  • Formações geológicas.
  • Grandes felinos.

Fonte: SEMA

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem